Política Titulo ASSUMEM EM JANEIRO
Prefeitos eleitos da região participam de encontro no TCE

Cinco dos sete novos chefes de Executivo do Grande ABC marcaram presença ontem em reunião de orientação feita pelo Tribunal de Contas

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
18/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A menos de dois meses da posse nos respectivos Executivos da região, cinco dos sete prefeitos eleitos compareceram ontem à reunião promovida pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado), cujo objetivo foi orientar e detalhar sobre temas como controle financeiro, planejamento e transparência para a legislatura 2017-2020.

Marcaram presença Paulo Serra (PSDB-Santo André), Orlando Morando (PSDB-São Bernardo), José Auricchio Júnior (PSDB-São Caetano), Adler Kiko Teixeira (PSB-Ribeirão Pires) – o vice eleito, Gabriel Roncon (PTB), também compareceu – e Gabriel Maranhão (PSDB-Rio Grande da Serra). O encontro foi comandado pelo presidente do TCE, Dimas Eduardo Ramalho. “Foi um evento técnico em que levamos esclarecimento acerca das boas práticas da gestão e governança pública, como atender as exigências da legislação. Também falamos sobre determinações e orientações do Tribunal de Contas”, disse Ramalho.

O órgão estadual atua na fiscalização contábil e orçamentária do Estado e dos municípios, atuando também no monitoramento e controle das entidades e fundações de administração direta ou indireta. Além disso, julga as contas de administradores públicos e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos. “O encontro foi muito importante e teve como objetivo abordar temas centrais para a gestão municipal”, contou Morando.

TRANSIÇÃO
Foi realizada ontem a segunda reunião de transição em São Bernardo, envolvendo integrantes das equipes técnicas do atual governo de Luiz Marinho (PT) e de Orlando Morando. A reunião foi caracterizada pela entrega de um questionário do grupo tucano, com 129 perguntas. Dessas, 43 envolvem dúvidas financeiras, 31 referentes à Educação e outras 18 sobre recursos humanos. Foi oficializado também um cronograma de encontros, que serão semanais a partir de quinta-feira.

“Ficou deliberado que no nosso próximo encontro vamos ter algumas respostas, principalmente porque nos informaram que muitos balanços já estavam sendo realizados. Vi boa disposição em informar. Acertamos também que poderemos fazer visitas a determinados setores”, discorreu o chefe da equipe de transição de Morando, Carlos Roberto Maciel.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;