Questão de Emprego Titulo Carreira
Contraproposta
Isis Borge
Gerente de recrutamento da Robert Half
08/11/2016 | 07:14
Compartilhar notícia


1 – Fui pedir demissão e recebi uma contraproposta da empresa. O que devo fazer?

A recomendação é não aceitar a contraproposta, apesar de ser sempre muito tentadora. Na avaliação a ser feita é preciso entender quais são os impactos em longo prazo, já que, em geral, não é somente a questão financeira que leva um profissional a buscar novos desafios, e sim o fato de estar se sentindo estagnado ou desvalorizado na atual posição. Antes de aceitar uma contraproposta considere que, talvez, um salário maior não amenize ou resolva seus demais incômodos dentro da empresa. Além disso, a relação de confiança com seu gestor possivelmente será quebrada, pois sempre haverá a suspeita de que você está procurando um novo emprego. Há ainda a possibilidade de o gestor lançar mão de uma contraproposta apenas para não perder um colaborador de imediato enquanto busca um novo profissional para a sua vaga. Outro ponto importante é que se, a empresa pode oferecer um salário maior ou outros benefícios, deveria fazê-lo preventivamente e não apenas quando o profissional manifesta desejo de sair.

2 – Por que as companhias utilizam o recurso da contraproposta?

Em geral, a oferta de contraproposta é medida emergencial para evitar um problema. A empresa pode não estar preparada para a saída imediata do funcionário. Outra possibilidade pode ser o fato de que seja mais barato dar um aumento imediato ao colaborador do que estruturar novo processo de recrutamento para preencher a vaga.

3 – Como saber se a contraproposta é vantajosa?

Na Robert Half acreditamos que contraproposta não deve ser aceita. Se os argumentos apresentados são de valorização do profissional, por que ela está sendo feita só sob ameaça de demissão? Não deveria ter sido apresentada antes para reter o profissional? Em anos de recrutamento, conheço várias histórias de candidatos que aceitaram contraproposta e se arrependeram – ou o aumento não foi o combinado ou não veio à projeção de carreira prometida. Se o objetivo for ser reconhecido na própria empresa, não espere nova oferta de emprego para fazer isso. Tenha conversa franca com seu chefe para saber as reais possibilidades de crescimento. Caso o que a empresa tenha a te oferecer não seja compatível com seus objetivos de carreira, aí sim busque emprego e esteja preparado para dizer ‘não’ a uma eventual contraproposta.

4 – Acabei de entrar na empresa e recebi uma proposta para trabalhar em outra companhia com salário superior. O que faço?

É importante ter em mente que a avaliação de uma oferta de trabalho não deve se resumir à questão financeira. Analise seu objetivo profissional, o perfil e os valores da empresa, a localização, o escopo, a oportunidade de aprendizado e crescimento para tomar sua decisão. Outro fator para se colocar na balança é de que experiências curtas no currículo podem deixar futuros recrutadores em dúvida sobre o comprometimento do profissional. A proposta pode ser tentadora, mas é importante tomar decisão com análise ampla da situação, ciente dos riscos que cada escolha nos proporciona.

5 – O que fazer para evitar arrependimentos depois de aceitar uma contraproposta?

É normal ter erros e acertos na carreira. Por isso, extraia aprendizados das decisões equivocadas e não desperdice tempo sofrendo com a decisão tomada. Se você aceitou uma contraproposta, foque no desempenho de suas atuais funções até que entenda ser o momento de dar um novo passo.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;