Fechar
Publicidade

Domingo, 28 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

No Dia de Finados, um pedido a Orlando Morando


Ademir Medici

02/11/2016 | 07:00


 “No meio das discordâncias da vida, há um momento em que a natureza humana se torna ideal: é quando ela se aparta das suas paixões ardentes e vai, como hoje, através dos túmulos, alimentar a ilusão de um diálogo com as criaturas que viu declinar e tombar nas sombras da morte.”

Cf. O Estado de S. Paulo, Dia de Finados, 1916.

 

“Foi uma visita diferente, realizada ao mais antigo dos cemitérios em atividade do Grande ABC, o de Vila Euclides, em São Bernardo, criado na segunda metade do século passado (19) e que, no começo de sua história, era o único disponível para o sepultamento dos nossos mortos.”

Cf. Diário, Memória, 28-11-1999.

 

Zóio que tanto vê...

Na primeira metade do século 19, o sepultamento de defuntos nas igrejas e nos cemitérios anexos era feito por escravos. O historiador Antonio Egydio Martins (autor do livro São Paulo Antigo, 1554-1910) conta que os coveiros atiravam a terra sobre o cadáver com pesada mão de pilão, ao ritmo de uma melodia.

“Zoio que tanto vê; zi boca que tanto fala...”

Quase todas as irmandades só possuíam um caixão para defunto. O morto era sepultado envolto na mortalha e o caixão, vazio, voltava a ocupar seu posto na sacristia.

Provavelmente era assim também no Grande ABC. Lembramos de vários cemitérios – hoje desativados – que ficavam junto a igrejas: na Matriz da Boa Viagem, na antiga igreja jesuítica de Diadema, na Capela do Pilar Velho – este removido nos anos 1970.

Resiste, hoje, um cemitério anexo à igreja, o Bom Jesus, de Paranapiacaba, de raros, mas ainda presentes sepultamentos.

 

CEMITÉRIOS PÚBLICOS

Historiador Antonio Egydio Martins enumera ordens de Portugal para a construção de cemitérios separados. A primeira recomendação data de 1798, endereçada ao bispo de São Paulo. Outra ordem, agora direta para a construção de cemitérios públicos, é de 1801.

Apenas em 1855 a Câmara paulistana delibera mandar edificar um cemitério na Capital. No ano seguinte começa a ser construído o Cemitério Público da Consolação, que foi inaugurado em 1858, por força da epidemia de varíola – ou bexiga.

É por esta época que a então Freguesia de São Bernardo constrói o que foi chamado de Cemitério dos Bexiguentos, no Caminho do Pilar, no ponto em que está a Casa da Esperança, na Vila Assunção.

Como cemitério público, chamado Municipal, São Bernardo, sede, inaugura o seu em 1892. O Cemitério de Vila Euclides é hoje um verdadeiro cemitério-museu, motivo desta solicitação ao prefeito Orlando Morando.

 

UM CEMITÉRIO-MUSEU

Riquíssimo é o Cemitério de Vila Euclides, que possui em anexo o Cemitério das Irmandades.

No século 19 e início do século 20, o cemitério-museu era regional. Recebeu corpos de Santo André, São Caetano, do hoje Diadema. Técnicos que construíram a Represa Billings estão sepultados em Vila Euclides.

O Cemitério de Vila Euclides é um dos raros espaços a manter um jazigo em lembrança aos mortos da Revolução Paulista de 1924. Prefeitos estão sepultados no Vila Euclides, de Armando Mazzo (comunista) a Lauro Gomes (liberal).

Maria Myrths Setti Braga está sepultada na entrada do Cemitério de Vila Euclides. A dama Dona Myrths. Há 17 anos ela conduziu uma comissão de moradores e estudiosos ao Vila Euclides. Uma aula a céu aberto, no esforço derradeiro para que o cemitério fosse considerado patrimônio histórico, com o tombamento de vários e vários jazigos. O desejo de Dona Myrths tornou-se lei via projeto do então vereador Edinho Montemor.

Memória, já à época, deu total apoio à iniciativa, publicando e denunciando a descaracterização crescente do nosso mais antigo cemitério.

Ultimamente, e sistematicamente, o Cemitério de Vila Euclides foi invadido e furtado. Qual família não teve a sua propriedade ali dilapidada?

 

LÁ VAI O PEDIDO

O ano de 2016 será o primeiro sem a querida dona Myrths. É o ano da eleição de Orlando Morando. Quantos e quantos pedidos tem o novo e jovem prefeito recebido!

Fazemos mais um, neste dia de reflexão e olhar aos nossos entes que partiram: prefeito Morando, oficialize o Vila Euclides como cemitério-museu.

O Cemitério de Vila Euclides é o espaço mais democrático da nossa história. Reúne subsídios fundamentais para o entendimento da formação e transformação não só da sua cidade, prefeito Morando, como de todo o Grande ABC.

O que fazer? É muito simples – e a custo zero: é preciso simplesmente zelar para que este cemitério-museu seja preservado, mais bem mantido, com segurança. São-bernardenses de hoje e de ontem, de pelo menos dez gerações, agradecem.

 

Em 2 de novembro de...
1916 – Paschoal Ferretti vence a segunda prova de ciclismo do campeonato interno do Brasil EC. Os ciclistas partiram da Rua da Mooca, na Capital. Cortaram o bairro Rudge Ramos e o Centro de São Bernardo até Rio Grande, hoje Riacho Grande. Retornaram do bar-restaurante de João Cavinato, o João da Ponte. O vencedor cumpriu a prova de ida e volta em duas horas e dois segundos; o segundo colocado, Antonio Rufino, chegou com a diferença de uma roda.

Nota – O bar do João da Ponte ficava às margens do Rio Grande, hoje represado como parte básica da Represa Billings.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a ocupação do Palácio Veneza pela Itália.

 

Diário há 30 anos
Domingo, 2 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6280

Manchete – Renda familiar aumenta 24% no ABC

Mauá – Festa política na inauguração do Hospital Nardini. Presenças do governador Franco Montoro e do vice-governador Orestes Quercia. E o hospital está inacabado: só o pronto-socorro funciona.

 

Santos do Dia
Tobias

Pápias

Tomás de Walen

 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;