Cultura & Lazer Titulo
Espírito independente e paixão punk
Por Adriana Feder
Especial para o Diário
17/01/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


O professor de Educação Física Renato Donisete tem 37 anos e há 20 escreve, elabora e divulga o Aviso Final, fanzine sobre o universo punk. "A partir de 1990, comecei a fazer o fanzine com a ideia de divulgar as bandas punks da região, que até então não tinha divulgação e eu achava que elas faziam um trabalho muito bom", afirma.

Morador de São Caetano, Donisete colaborava com outro fanzine, mas queria ser independente. "Liberdade. Faço quando tô a fim, quando tenho tempo", diz.

Espírito independente e paixão pelo gênero são a alma que Donisete transfere para seu fanzine. "Ele é feito no Word, é bem artesanal. Esse último teve gente querendo anunciar mas não tive espaço. Deixei de pôr anunciante para não tirar conteúdo, achei que seria traição, contraditório com essa questao do punk".

O fanzineiro também estende a ‘questão punk' para sua profissão de professor: "Muito do punk levo para a escola e passo para essa garotada o lema do ‘faça você mesmo'. Falo para botarem fé nas coisas que eles acreditam".

A proposta do Aviso Final é divulgar bandas alternativas. Para Donisete, o Grande ABC tem ótimos grupos escondidos nas garagens. "Aqui é um caldeirão. Tem excelentes bandas, mas não sei por que não estouram. Aqui era pra ser a nova Seattle", diz.

Para conhecer o fanzine: www.fotolog.com.br/avisofinal. São 1.000 cópias a cada edição e o autor recebe cerca de 30 cartas por mês de vários Estados.
(Supervisão Nelson Albuquerque)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;