Esportes Titulo
Caratê garante ao Brasil primeira medalha do ciclo olímpico em Mundiais
27/10/2016 | 18:58
Compartilhar notícia


O Brasil já tem garantida sua primeira medalha em Campeonatos Mundiais adultos no ciclo olímpico que vai culminar com os Jogos de Tóquio. Valéria Kumizaki está na final da categoria até 55kg do primeiro Mundial de Caratê desde a inclusão da modalidade no programa olímpico e vai brigar pelo ouro no sábado, em Linz, na Áustria. Além disso, Vinicius Figueira disputará o bronze no peso até 67kg.

No Mundial de Caratê, diferente do de judô, por exemplo, todas as lutas das fases eliminatórias do kumitê (luta de confronto físico) acontecem no mesmo dia. Assim, os confrontos desta quinta foram decisivos para os atletas que sonham representar o Brasil nos Jogos de Tóquio.

Valéria Kumizaki, vice-líder do ranking mundial, confirmou o favoritismo ganhando cinco lutas em sequência para avançar à final contra Emilie Thouy. A melhor do ranking, a italiana Sara Cardin, está na disputa pelo bronze.

No masculino, destaque para Vinicius Figueira, líder do ranking na categoria até 67kg. Ele caiu diante de Jordan Thomas, da Inglaterra, numa reedição da disputa do bronze do Mundial de 2014, e voltou na repescagem. Lá, ganhou quatro confrontos em sequência para chegar à disputa do terceiro lugar da categoria até 67kg contra Andres Madera, da Venezuela.

Outra esperança para o Brasil no Mundial era Douglas Brose, atual campeão mundial na categoria até 60kg, líder do ranking e dono de quatro medalhas em Mundiais, mas ele perdeu ainda na terceira luta e deu adeus à chance do quinto pódio seguido.

Na Olimpíada, serão três categorias de peso masculinas (até 67kg, até 75kg e +75kg) e outras três femininas (até 55kg, até 61kg e +61kg), contra cinco disputadas no Mundial. Além disso, haverá a disputa do kata nos dois gêneros, mas nessa o Brasil não tem tradição nessa prova, que onde cada atleta faz uma demonstração de movimentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;