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Comércio já começa a vender artigos natalinos

Lojas de rua enchem prateleiras e gondolas;
associações comerciais antecipam campanhas

Paula Oliveira
Especial para o Diário
23/10/2016 | 07:17
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Divulgação:


O Dia das Crianças mal saiu de cena e o Natal já começa a dar as caras no comércio do Grande ABC, a pouco mais de dois meses da celebração. Isso ocorre porque, como o consumidor ainda não recuperou a confiança na economia por conta da crise, e o desemprego segue elevado, as lojas tentam estender ao máximo possível o período de exposição desses produtos sazonais e, assim, atrair cada vez mais clientes que buscam comprar itens natalinos com antecedência ou garimpar promoções.

As lojas, principalmente as dos centros comerciais, portanto, já se preparam para a melhor data para as vendas, e enchem as prateleiras e corredores com pinheiros, pisca-piscas, guirlandas, presépios e outros itens típicos do Natal.

“Antigamente, tudo tinha sua época, mas hoje não é mais assim. Cada vez mais o comércio se antecipa. Os lojistas pensam no lucro, e em que quanto mais cedo começarem a vender, melhor para eles”, comenta a artesã andreense Sueli Oliveira, 61 anos.

O comércio de rua está mais adiantado, inclusive, do que as lojas de shoppings centers. Os complexos de compras da região devem começar a apostar no Natal a partir do início de novembro.

Visando reforçar a competitividade diante dos shoppings, que geralmente investem pesado nas campanhas promocionais de fim de ano, as associações comerciais também já começaram a lançar mão de ações para atrair o consumidor.

Em São Caetano, desde o dia 1º têm sido realizados sorteios de Natal, com 51 prêmios ao todo, distribuídos semanalmente. A Aciscs (Associação Comercial e Industrial de São Caetano) tem estimulado também concursos culturais com o mote natalino, como o de poesia, fotos e decoração de residências. “Nesta época aqui já temos lojas vendendo os enfeites, e cada vez mais as elas buscam novidades. Neste ano faremos a campanha do Natal iluminado. A cidade toda ficará decorada e cerca de 450 postes estarão enfeitados com aos pisca-piscas”, afirma o presidente Aciscs, Walter Estevam. Ele destaca que as ações antecipadas são meio de o consumidor perceber que o comércio já está preparado para a data.

Em Santo André, desde setembro a campanha de Natal Show de Prêmios 2016 vem distribuindo cupons para sorteios. Segundo a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), a ação vai até o dia 31 de dezembro, e os consumidores irão concorrer a prêmios como um Fiat Mobi zero-quilômetro, uma moto, uma TV e uma vale-viagem no valor de R$ 4.000. “Neste ano, começamos a campanha mais cedo para que todos se programem e planejem com antecedência, e ninguém fique de fora. Tanto que, pelo prazo maior, ela já está mais forte do que no ano passado. Até agora, a adesão do comércio participante cresceu 45%”, explica o presidente da Acisa, Evenson Robles Dotto.

A antecipação do ambiente natalino não é exclusividade deste ano, pois foi adotada de forma piloto, como estratégia, em 2015, também com o intuito de driblar a crise. Por isso, o comércio de rua começa a se utilizar de ações e a rechear as prateleiras para receber o consumidor antes mesmo do que os shoppings.

As associações destacam, ainda, que mesmo que o clima de Natal seja predominante, muitas lojas também têm se preparado para o Dia das Bruxas, comemorado no dia 31.


Proteste dá dicas para controlar gastos

O período daqui até o fim do ano, marcado por enxurrada de produtos cada vez mais diversos e atraentes com a temática do Natal, torna mais difícil a vida do consumidor, para que ele resista à tentação, mesmo em tempos de economia em retração.

Por isso, a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) têm série de dicas para que haja planejamento em relação a esses gastos. Uma delas é elaborar lista de itens que se pretende comprar, com um teto que se deseja desembolsar e, antes de ir às lojas, fazer extensa pesquisa de preços. “É necessário, desde já, organizar o Natal. Procurar por preços e promoções. Mas é preciso também estar atento ao que você vai comprar e analisar o custo e o benefício do produto. Geralmente, as lojas fazem promoção nesta época, porém, deve-se ter pensamento racional e ver o que é prioritário”, diz a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci.

Ela orienta, ainda, que o consumidor tome cuidado para que os gastos em excesso não afetem as finanças da casa e gerem mais dívidas. “É necessário organizar as despesas e pensar que o 13º salário pode ser utilizado também para pagar as despesas de início de ano, como IPTU, IPVA e material escolar.”
 




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