Política Titulo Barreira
Marinho pressiona por voto a Alex, mas vê resistência no PT

Imposição do prefeito pelo candidato do
PPS tem gerado mal-estar em alas petistas

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
22/10/2016 | 07:31
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC:


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), tem pressionado integrantes do alto escalão do governo e lideranças do partido para apoio explícito ao candidato do PPS no segundo turno da eleição na cidade, o deputado federal Alex Manente. Entretanto, o chefe do Executivo encontra resistência de secretários e de vereadores, que pregam a obediência à determinação do diretório do PT pela neutralidade entre Alex e o deputado estadual Orlando Morando, prefeiturável do PSDB.

Na noite de quinta-feira, Marinho liderou reunião com a cúpula de governo para cobrar empenho na busca por votos ao popular-socialista. “O prefeito deu essa orientação, mas está difícil defender adesão ao Alex. Precisa construir esse debate. Acredito que até muitos (dos filiados) vão votar nele (Alex), mas há outros que querem defender a imagem do partido, sendo neutros ao processo”, informou um integrante do alto escalão do governo petista, que pediu para não ser identificado.

Na eleição, o PT ficou em terceiro lugar na disputa, em projeto liderado por Tarcisio Secoli. Após derrota nas urnas e liberação do diretório para escolha entre os prefeituráveis no segundo turno, expoentes da sigla passaram a externar adesão a Alex. Presidente da Câmara, José Luís Ferrarezi, o deputado estadual Teonílio Barba, o líder de governo, José Ferreira, e o vereador Matias Fiúza foram alguns a tornar pública aliança ao popular-socialista, em detrimento a Morando. O próprio Marinho passou a percorrer ruas do município pedindo apoio à eleição de Alex. Já Tarcisio intensificou empenho ao parlamentar federal por sua página no Facebook.

Ontem foi a vez do vereador José Cloves (PT) anunciar oficialmente que votará em Alex. O parlamentar, que fracassou na busca pela reeleição, aparece em vídeo pedindo votos a Alex, em cima de um carro no bairro Ferrazópolis. No microfone, Cloves fala aos moradores: “Não vou ficar em cima do muro. Vou votar no 23 (sigla do PPS)”.

Questionado pelo Diário, o vereador petista esclareceu que percorria a cidade com o objetivo de agradecer aos votos recebidos e que “aproveitou o momento” para revelar seu posicionamento. “Sou um defensor da democracia. Acredito que temos de ter lado. Não vou pedir votos como fiz para o Tarcisio, mas fiz uma escolha para a cidade. No ponto de vista (político-eleitoral) é o menos pior. Vou pedir às minhas bases que reflitam sobre escolha”, acrescentou Cloves.

A adesão de petistas à campanha de Alex tem polemizado discussões pela cidade. Alas do movimento mais de esquerda na legenda seguem contra o apoio ao popular-socialista, assim como integrantes do bloco sindical. Entre os nomes que continuam distantes de Alex estão os vereadores eleitos Ana Nice Martins e Joilson Santos e os atuais parlamentares Tião Mateus, Toninho da Lanchonete, Luiz Francisco da Silva, o Luizinho, e Marcos Lula. Há também o descontentamento do ex-vereador e subprefeito do Riacho Grande, Wagner Lino. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;