Cultura & Lazer Titulo Música
Lição de blues

Box resume 30 anos de carreira de Jeff Healey

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
10/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Dono de vozeirão que se confunde com o de qualquer cantor de blues do Mississippi, o vocalista e guitarrista Jeff Healey - morto em 2008 aos 41 anos - deixou legado precioso. Boa pedida para quem quiser mergulhar em parte de sua obra e até mesmo para quem pretende conhecer um pouco mais de blues, é o box 'The Jeff Healey Band - Full Circle: The Live Anthology' (ST2 Music, R$ 75 em média).

Recheada por três CDs e um DVD, a caixa traz canções que passeiam pelos 30 anos de carreira e aborda três apresentações do canadense. Conhecido não apenas pelo fato de ser deficiente visual, mas pelos solos incendiários, Healey promove catarse nos shows.

O primeiro disco traz Healey em apresentação no Montreal Jazz Fest, em 1989. 'My Little Girl','That's What They Say', 'I Need To Be Loved', promovem o até então recém lançado álbum 'See The Lights'. Destaque para a perfeita e improvisada 'Blue Jean Blues', releitura do trio norte-americano ZZ Top.

O segundo CD e o DVD trazem o mesmo show. Gravado no St.Gallen Open Air festival, em 1991, é ilustrado pela versão de Healey para 'While My Guitar Gently Weeps', originalmente escrita pelo ex-Beatle George Harrison. Na canção, o guitarrista desfila notas ardidas e impecáveis. A apresentação traz ainda as faixas 'Full Circle', 'Angel Eyes' e 'I Can't Get My Hands On You'.

A última e mais recente apresentação do box foi gravada na cidade natal da banda, Toronto. Com grupo para lá de afiado, o músico aproveitou para divulgar o disco de releituras 'Cover to Cover'. Healey abusa da voz, produz solos ricos e entrelaça deliciosas brisas a passagens poderosas. Destaques para 'Angel' e 'Yer Blues'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;