Setecidades Titulo
PM coloca 2.000 nas ruas nas vésperas do Natal
Evandro De Marco
Do Diário do Grande ABC
22/12/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


Nesta semana que antecede o Natal, a Polícia Militar promete efetivo reforçado nas ruas da região, que receberão quase 2.000 agentes da corporação para coibir a ação de criminosos que se aproveitam, principalmente, do comércio aquecido devido ao recebimento da segunda parcela do 13° salário e da compra de presentes. A operação batizada de Natal Seguro teve início há um mês, mas recebeu reforço a partir da segunda quinzena de dezembro e se intensifica nesta semana do Natal.

Policiais militares do setor administrativo deixam momentaneamente seus afazeres para completar o efetivo. "Temos carga máxima essa semana com, pelo menos, mais 250 policiais nas ruas, além do efetivo regular de 1.200 homens", afirmou o coronel José Luis Martins Navarro, comandante da Polícia Militar na região.

A operação terá ainda o reforço de cerca de 250 policiais, entre Cavalaria, Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e Rocam (Rondas Ostensivas com apoio de Motocicletas), além de mais 260 recrutas da Escola de Soldados. "Eles (recrutas) passam a semana na nossa escola e vão para a rua nesses dias", explicou o comandante Navarro.

Os policiais serão distribuídos pelas regiões centrais das sete cidades, em locais de grande aglomeração e centros comerciais. Eles se somarão ao efetivo de patrulha e da Rocam que circulam pelos principais corredores viários e perto de agências bancárias para coibir a chamada ‘saidinha de banco'. Policiais de Força Tática e Rota estarão mais concentrados nas periferias.

Na avaliação de Navarro, até o momento, a estratégia tem resultado positivo. "Não tivemos grandes acontecimentos. Mas todo cuidado é necessário", ponderou.

SAÍDA TEMPORÁRIA
Se de um lado a Polícia Militar terá efetivo reforçado nesta semana, de outro, a região deverá ganhar nas ruas, a partir de amanhã, centenas de detentos beneficiados com a saída temporária de fim de ano.

A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) ainda não revelou o número de presos do regime semiaberto que participará do programa, que tem como objetivo a ressocialização da população carcerária, mas o comandante Navarro disse que vai monitorar esses detentos e pretende aumentar o efetivo nos próximos dias. "Também por isso estaremos com aparato maior. Teremos informações de quem são essas pessoas e os lugares que costumam frequentar."

No ano passado, 23.331 detentos foram beneficiados com a saída temporária para festas de fim de ano, segundo a SAP. Destes, 1.985 (8,51%) não retornaram e passaram à condição de foragidos da Justiça.

No fim de semana, mais policiais militares da Capital prestarão serviço na região, que vai receber também o apoio de um helicóptero do grupamento aéreo Águia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;