Setecidades Titulo Ribeirão Pires
Ministério Público acata denúncia de moradores

Bairro Santo Bertoldo enfrenta enchentes há 40 anos

Por Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
09/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O MP (Ministério Público) de Ribeirão Pires acatou denúncia dos moradores do bairro Santo Bertoldo, que há 40 anos sofrem com as enchentes das chuvas de verão. O promotor Estevão Luís Lemos Jorge notificou a Prefeitura a prestar esclarecimentos sobre o caso e cobrou solução para os alagamentos.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Regis Alexandre Dias, respondeu ao MP informando que, entre os dias 13 e 17 de fevereiro foram realizadas ações preventivas, como limpeza e manutenção nas galerias de águas pluviais do bairro, sendo retidos detritos, galhos de árvores e até mesmo baldes com cimento.

A Prefeitura também realiza estudo de viabilidade técnica para melhorar o sistema de drenagem. No entanto, a administração não deu detalhes do projeto nem os investimentos ou previsão de início dos trabalhos. O MP ainda oficiou a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a realizar vistoria. Em nota, a autarquia afirma que enviou ofício ao promotor esclarecendo que, conforme a Lei Estadual 13.542/09, os projetos e obras necessárias para a solução do problema de enchentes no município de Ribeirão Pires são de incumbência da municipalidade, cabendo à Cetesb a avaliação do projeto quanto às possíveis intervenções em APP (Área de Preservação Permanente) ou APM (Área de Proteção aos Mananciais).

ESPERA

Para a engenheira Maria Amélia de Araújo, 54 anos, que formalizou a denúncia ao MP, a esperança é de que o fantasma das enchentes deixe de assombrar o bairro. "No último alagamento, em janeiro, a água subiu um metro e meio. Estou reformando a casa que herdei dos meus pais e estava em fase de acabamento. Tive prejuízo de R$ 30 mil em material de construção", retala.

A doméstica Ivone Vega Marcondes, 50, que mora há dois anos no bairro, revela que as galerias de águas pluviais não conseguem escoar a água da chuva. "A água sobe rapidamente e não podemos nem sair de casa.

A Prefeitura não toma qualquer atitude para resolver o problema."
Em janeiro, o Diário denunciou o caso. Na época, a Prefeitura não apresentou solução para as enchentes no bairro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;