Economia Titulo
Empresas assumem metas para reduzir reclamações
27/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Empresas do setor de telecomunicações, bancos, supermercados e varejo assumiram com o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça metas para reduzir o número de atendimentos em Procons e aumentar a proporção de acordos feitos antes e após abertura de processos de reclamação. A informação é do diretor do DPDC, Ricardo Morishita.

Segundo ele, 15 das 16 empresas contatadas assumiram metas de melhoria de relação com o cliente. Apenas a Oi não respondeu à demanda. A Agência Estado entrou em contato com a assessoria de imprensa da companhia, mas não recebeu retorno. Este grupo de empresas foi selecionado, segundo Morishita, porque representa o maior número de reclamações.

O cartão de crédito é o tema mais demandado isoladamente pelo consumidor. Em relação ao setor, o maior número de dúvidas ou reclamações recai sobre a telefonia. "Os supermercados têm relação por contaminação", disse o diretor, acrescentando que, mesmo neste segmento, mantêm-se como líderes de insatisfações aquisição de telefones e o serviço de cartão de crédito.

As empresas que se propuseram a reduzir mais (em 30%) o número de atendimento nos Procons foram Pão de Açúcar e Ponto Frio. Já as que apresentaram menor objetivo para a diminuição de atendimento (5%) foram Caixa Econômica Federal, HSBC, Carrefour Financeiro e Walmart.

O diretor ressaltou que as punições que essas companhias já sofrem por outros tipos de irregularidades continuarão, independentemente do acordo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;