Internacional Titulo
India luta em Caxemira contra 'síndrome afega'
Por Do Diário do Grande ABC
24/06/1999 | 10:34
Compartilhar notícia


A India manteve nesta quinta-feira a pressao contra os combatentes islâmicos entrincheirados nas montanhas da Caxemira indiana, onde afirma lutar contra uma ameaça fundamentalista e contra uma "propagaçao da síndrome afega".

Intensos bombardeios da artilharia foram lançados nos maciços de Batlaik e de Tiger Hills, onde as forças infiltradas desde o Paquistao seguem resistindo, ao cabo de 6 semanas de combates, nas áreas próximas à chamada "linha de controle" que separa os dois países.

Estes cumes, que se encontram a mais de 4.500 metros de altura, sao os objetivos principais do exército indiano, depois da conquista de outros picos, a partir dos quais os guerrilheiros controlavam a rota Srinagar-Leh, única via de abastecimento para o glaciar de Siachen, mais ao Norte.

Em Kargil, principal localidade da regiao, por onde passa a estrada, um intenso bombardeio de artilharia, proveniente do Paquistao, do outro lado da montanha, de quarta para quinta-feira, sem provocar muitos danos.

Avioes de combate indianos realizam vôos de reconhecimento na regiao, sem bombardear, segundo comandantes militares. O chefe do exército indiano, o general V.P Malik, solicitou uma autorizaçao para atacar no Paquistao, do outro lado da fronteira, para cortar as linhas de abastecimento inimigas. O militar disse que o compromisso político de nao cruzar a fronteira de fato era um "obstáculo".

"Pelo que temos visto em Kargil, o que acontece nao é apenas uma traiçao (paquistanesa), mas também uma extensao da síndrome afega", disse o ministro das Relaçoes Exteriores indiano, Jaswant Singh. "Somos totalmente conscientes do verdadeiro desafio lançado em Kargil", nao só contra a India mas também contra o resto do mundo, disse o ministro ao jornal Times of India. "Os chamados combatentes da liberdade nao sao mais que um excesso de radicais islâmicos".

A guerrilha separatista muçulmana contra o governo de Nova Délhi provocou 25 mil mortes na regiao indiana da Caxemira desde 1989. As autoridades indianas afirmam que se trata de mercenários islâmicos, sobretudo afegaos, apoiados pelo exército paquistanês. O ministro indiano do Interior, L.K Advani, qualificou esta quarta-feira o Paquistao de "Estado malfeitor e irresponsável" e afirmou que nao podia excluir a possibilidade de uma quarta guerra entre os dois países.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;