Economia Titulo
Projeção de inflação sobe a 5,8% e do PIB cai a 2,8%
Do Diário OnLine
29/06/2001 | 18:36
Compartilhar notícia


O Banco Central revisou sua previsão de inflação, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano de 4,08% para 5,8%. A instituição também decidiu rever a projeção do Produto Interno Bruto (PIB), como reflexo da manutenção da taxa de juros a 18,25% ao ano, e baixou as expectativas, passando dos 4,3% divulgados em março para 2,8%.

As metas de inflação, que também levam em conta a taxa de juros a 18,25% ao ano, têm uma margem de tolerância de dois pontos percentuais para cima e para baixo. Portanto, a meta para este ano, que é de 4%, pode chegar a até 6%. A previsão do mercado financeiro é de que a inflação encerre 2001 em 5,6%.

O diretor de Política Econômica o BC, Ilan Goldfajn, admitiu nesta sexta-feira que enquanto a estimativa para o crescimento econômico pode ser considerada conservadora, há 40% de chances da inflação romper a meta, passando de 6%. Para isso, ele justificou que houve vários choques que provocaram incertezas, como a crise financeira e a desvalorização do real.

Segundo Goldfajn, a projeção de inflação foi feita tomando por base um reajuste integral para os combustíveis. Até a próxima sexta-feira, o governo deve anunciar o aumento que será calculado com base no desempenho do câmbio e dos preços do petróleo no exterior no último trimestre. No entanto, o decreto possibilita o governo a parcelar o aumento.

Para os 12 meses encerrados em junho, a projeção para o IPCA é de 7,3%. Já nos 12 meses terminados em setembro, a expectativa é de um IPCA de 5,9%. A expectativa de inflação para 2002 foi mantida em 3%, também com juros constantes de 18,25% ao ano.

PIB - Já a projeção Produto Interno Bruto (PIB) de 2001 foi revisada para baixo, passando de 4,3% para 2,8%. A revisão se deve ao fato de na época do último relatório do BC, referente ao mês de março, ainda não haver reflexos da crise de energia elétrica na economia.

A expectativa do mercado financeiro para o PIB deste ano é de 3%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;