Em novembro, as vendas virtuais no ABC representaram 3% do total obtido em sites. Os produtos mais vendidos na região foram CDs, DVDs e fitas de vídeo, com 40% das preferências, livros e revistas, com 23,5%, eletrônicos e eletrodomésticos, com 11,5%, além de computadores e softwares, com 5,5%. “Os números do ABC são expressivos, se você considerar que 3% em novembro e a expectativa de 3,1% em dezembro valem para sete cidades no Estado, que tem 645 municípios. No total, o Estado responde por 45% do faturamento do país e a Grande São Paulo, por 24,5%”, diz Pedro Guasti, diretor geral da e-bit.
A participação dos consumidores da região no e-commerce brasileiro superou a de Estados como Santa Catarina e Bahia, que em novembro ficaram cada um com 2,5% do total das vendas no país. O ABC fica apenas meio ponto percentual atrás do Distrito Federal, que obteve 3,5% das vendas, e 1,4% abaixo do Rio Grande do Sul, que totalizou 4,4% de participação.
De acordo com o estudo, o município com maior participação nas vendas do ABC em novembro foi São Bernardo, com 1,1% e tíquete médio (valor médio gasto) de R$ 274,65. Em seguida estão Santo André (1% nas vendas e tíquete médio de R$ 244,75), São Caetano (0,5% nas vendas e tíquete R$ 230,5), Diadema (0,2% nas vendas e tíquete de R$ 201,46), Ribeirão Pires (0,1% nas vendas e tíquete de R$ 178,26), Mauá (0,1% nas vendas e tíquete de R$ 165,02) e Rio Grande da Serra (0,03% nas vendas e tíquete de R$ 230).
O volume de pedidos de consumidores da região em lojas on-line tem apresentado crescimento neste ano (ver tabela nesta página). De acordo com dados da e-bit, outubro foi 32% melhor do que o mesmo período do ano passado e o crescimento aumentou em novembro, sendo 33% mais eficiente ante mesmo mês de 2002. Já o valor do tíquete médio no ABC variou durante o ano.
Vantagens– Consumidores da região citam como vantagem de se adquirir produtos pela Web a comodidade de fazer os pedidos em casa. A psicóloga Alessandra Alves Cardeal, de São Bernardo, afirma que se rende às compras virtuais pelo menos uma vez por mês. “O primeiro produto que adquiri foi uma máquina digital. Comprar pela Internet é muito mais cômodo, pois não preciso sair de casa, enfrentar trânsito, estacionamento de shopping e lojas lotadas.”
Já Thais Gonçalves Durazzo, pedagoga de São Bernardo, cita como diferencial a variedade de itens disponíveis. “Gosto de comprar fitas de DVDs, principalmente de filmes antigos, o que é mais difícil de encontrar em lojas convencionais.”
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