Internacional Titulo
Clinton pode ser processado por indultar milionário
Das Agências
12/02/2001 | 09:20
Compartilhar notícia


O influente senador republicano Arlen Specter disse que, ‘‘tecnicamente’’, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton poderia ser processado por indultar o financista foragido Marc Rich.

O senador, um veterano membro do comitê de Justiça da Câmara Alta e ex-fiscal da Filadélfia, não especificou que tipo de denúncias poderiam ser apresentadas contra Clinton, mas indicou ter verificado que ‘‘até mesmo um ex-presidente pode ser submetido a um julgamento político’’.

A porta-voz de Clinton, Julia Payne, disse que as acusações dos republicanos contra o ex-presidente têm como objetivo prejudicar ‘‘os oito anos de progresso e de prosperidade que o povo norte-americano desfrutou sob seu mandato’’.

Clinton foi julgado politicamente pela Câmara de Representantes em 1998, quando foi acusado de perjúrio e obstrução da Justiça no caso Monica Lewinski. Em fevereiro de 1999, o Senado absolveu Clinton. Specter foi um dos senadores que se opôs à sua destituição.

O milionário Rich foi um dos 140 indultados por Clinton duas horas antes de sua saída da Casa Branca, em 20 de janeiro. O financista vive na Suíça desde que foi acusado, em 1983, da evasão de mais de US$ 48 milhões em impostos, de fraude e de participar de negociações ilegais com o Irã.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;