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Honda perde mercado, Sundown ganha
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
10/03/2008 | 07:00
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Parecia impossível, mas aos poucos a participação da Honda no mercado de motocicletas vem diminuindo. E quem imaginava que a Yamaha seria a concorrente capaz de colocar em prática tal façanha parece ter se enganado, já que a brasileira Sundown é a empresa que mais vem ampliando a fatia no bolo do mercado nacional.

Para efeito de comparação, a Honda chegou a representar 88,6% do mercado de motocicletas brasileiro em 2000. Naquele ano, a Yamaha, segunda no ranking, detinha apenas 8,9%.

Em 2002, quando as vendas da Sundown começaram a ser contabilizadas pela Abraciclo, entidade que representa as montadoras, a Honda detinha 86,1%, a Yamaha 12,5% e a fabricante brasileira míseros 0,4%.

No final de 2007 a líder havia caído para 79,8%, a vice subido para 14,2%, resultado muito próximo do obtido em 2005 e 2006, e a Sundown já havia pulado para 5,5% de participação.

É claro que não se pode fazer confusão. A perda de participação não significa redução das vendas. Pelo contrário, a Honda produz e vende cada vez mais. Então qual a surpresa? É que o mercado de motos, assim como já ocorreu no de carros, está mudando e curiosamente, uma empresa nacional parece estar se firmando dentro dele e ganhando força.

Na visão do diretor executivo da Abraciclo, entidade que reúne as fabricantes nacionais de motocicletas, Moacyr Alberto Paes, o mercado nacional passa por um momento de ajuste.

“O Brasil é o único caso onde o mercado de motos apresenta disparidade tão grande entre o primeiro e o segundo colocados. Mas vale lembrar que já foi assim também no setor automotivo”, comentou.

“Na minha opinião a Sundown está roubando mercado não só da Honda, mas também da Yamaha. Uma perdeu participação, mas a outra não cresce como poderia”, afirma.




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