Setecidades Titulo
Santo André conclui poda de figueira centenária
Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
10/07/2011 | 07:20
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


Quem costuma ir ao Parque Celso Daniel, em Santo André, para relaxar à sombra da figueira centenária já não pode mais fazê-lo. A Secretaria de Obras e Serviços Público concluiu ontem pela manhã a poda da árvore, iniciada na segunda-feira, deixando apenas troncos e galhos sem folhagens.

O destino da árvore era discutido desde abril, após um galho cair na aposentada Leda da Silva Maubrigades, 68 anos, que morreu na hora.

Laudo técnico do Departamento de Parques e Áreas Verdes e parecer do Instituto Florestal defendia a remoção da espécime, mas o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André decidiu pela poda.

O corte severo não foi aprovado pelos frequentadores do parque. "Me pergunto se a árvore continuará viva com todas as folhas cortadas. Acredito que com manutenção, ela persistiria por pelo menos mais 50 anos", opinou o visitante Marcondes Zacarias da Silva, 35 anos, de Diadema.

Elaine Silva Souza, 29 anos, também lamentou a poda. "O parque é um dos últimos lugares da cidade onde é possível ter contato com a natureza e agora vemos desaparecer seu maior símbolo", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;