Internacional Titulo
EUA querem encerrar missão no Iraque com honra
Da AFP
21/02/2007 | 12:18
Compartilhar notícia


O vice-presidente americano Dick Cheney afirmou, nesta quarta-feira, que os Estados Unidos estão decididos a encerrar a missão no Iraque com honra.

"Quero que saibam que o povo americano não apoiará uma política de retirada no Iraque", declarou Cheney a bordo do porta-aviões "USS Kitty Hawk" na baía de Yokosuka, perto de Tóquio.

"Queremos terminar a missão, que isto seja feito da maneira correta e voltar com honra", acrescentou, depois de ser saudado por uma salva de artilharia e aclamado pelos soldados americanos.

As declarações foram feitas poucos momentos antes de Londres, principal aliado de Washington, anunciar um programa de retirada das tropas britânicas do Iraque. No total, 7,1 mil soldados estão mobilizados na região de Basra (sul). As forças da Grã Bretanha constituem o segundo mais importante contingente estrangeiro no Iraque.

Cheney também agradeceu Tóquio pela ajuda no Iraque e Afeganistão. Aproveitou ainda para reafirmar a solidez da aliança EUA-Japão, apesar das recentes notas discordantes entre os dois países, em particular no que diz respeito à guerra no Iraque.

A intervenção americana no Iraque tem sido objeto de críticas, pouco freqüentes, por parte de alguns dirigentes japoneses, entre eles o ministro da Defesa Fumio Kyuma, que declarou recentemente que a guerra foi um erro.

De acordo com uma pesquisa publicada na terça-feira pelo jornal de esquerda Asahi, 57% dos japoneses têm a mesma opinião que o ministro da Defesa sobre as operações dos Estados Unidos no Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;