Esportes Titulo
Líria Garcia comemora título paulista sub-18
Por Thiago Varella
Especial para o Diário
05/04/2006 | 08:46
Compartilhar notícia


O segredo para todo campeão no esporte é treinar bastante. No caso do xadrez o verbo muda. O que vale mesmo é estudar, do jeito que a campeã paulista sub-18, Líria Garcia faz três vezes por semana.

A garota andreense que compete por São Bernardo venceu o torneio no último fim de semana em Vinhedo. Porém neste ano, o que realmente surpreendeu a enxadrista de 18 anos foi a quinta colocação no Campeonato Brasileiro Adulto. “Meu rating (número que determina o nível dos competidores) não é alto. Faz apenas três anos que eu comecei a aprender a jogar xadrez. Eu esperava ficar entre as 15 ou 20 melhores”, contou Líria.

Por muito pouco a garota não conseguiu se classificar para as Olimpíadas da modalidade que serão disputadas na Itália neste mês. “As quatro primeiras se classificaram. Eu sou a primeira suplente mas será difícil eu ir”, disse.

Líria começou a jogar xadrez no colégio, quando estava na oitava série. Pegou gosto, não só pelo esporte, mas principalmente pelo ambiente que o envolve. “Comecei tarde mas acabou dando certo. O legal foi que eu conheci muita gente diferente, de idades e culturas diferentes”, falou. A jovem pretende agora se concentrar no segundo semestre quando irá disputar o Campeonato Brasileiro sub-20. (Supervisão de Marcelo Camargo)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;