Política Titulo
Reabertura de diretório do PMDB de Santo André dura poucos dias
Por Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
04/04/2006 | 08:08
Compartilhar notícia


O diretório municipal do PMDB de Santo André está extinto provisoriamente. A informação foi confirmada segunda-feira pela Executiva Estadual do partido e surpreendeu a nova diretoria, que se preparava para promover a primeira reunião pós-intervenção.

Segundo Rosa Maria Corrêa da Costa, encarregada da Secretaria Geral do PMDB Estadual, a deliberação ocorreu por conta da renúncia feita, ainda à época da intervenção, pela maioria dos membros eleitos. “Verificamos que isso havia acontecido somente após o anúncio oficial do fim da intervenção. Assim, não há diretório em Santo André no momento”, afirma.

A decisão foi tomada recentemente, após a Executiva emitir documento – datado de 6 de março – cancelando a intervenção e, conseqüentemente, devolvendo o comando do partido aos membros eleitos, inclusive ao presidente José Roberto Ciuffi. Agora, o partido aguarda indicação de cinco nomes que farão parte de uma comissão provisória cujo objetivo é comandar o diretório até a próxima convenção, em data não definida.

“Estou surpreso. Não fui comunicado da decisão”, indagou Ciuffi. “De fato, houve uma reunião em dezembro do ano passado em que foi feito um acordo. Os membros apresentariam a renúncia e uma comissão provisória seria indicada para trabalhar até a convenção, que ocorreria no dia 12 de fevereiro. Mas nada disso aconteceu e o último documento que recebemos foi o do dia 6 de março. Mas, independentemente disso, estou indignado. Acredito que se trata de um ato golpista, que merece interpelação jurídica. Não é assim que a situação deve ser tratada. As pessoas mandam e desmandam a seu bel prazer. Ainda vivemos numa democracia, e isso não pode acontecer”, reclama.

O ex-vereador de Santo André Osvaldo Moura, autor do pedido de intervenção no partido, fez duras críticas a Ciuffi. “A forma como estão tratando a atual situação do partido não condiz com a realidade, com a verdade. Querem confundir a cabeça e enganar os militantes, que não merecem isso. O Ciuffi já foi presidente. Hoje, não é mais”, ressalta.

Imbróglio – Ao que tudo indica, a vontade de alguns militantes em ver o PMDB unido no município está longe de acontecer. É cada vez mais visível a separação dos dois grupos existentes na cidade: o dos vereadores Sargento Juliano e José de Araújo e o do empresário Wilson Bianchi e do ex-vereador Osvaldo Moura.

Segunda-feira, por exemplo, aconteceriam duas reuniões do partido na cidade. Uma na Câmara, com a nova diretoria comandada por Ciuffi, e outra no diretório localizado no bairro da Casa Branca. A opinião da Executiva Estadual? “Cada grupo pode se reunir por sua conta e risco. Mas ninguém poderá fazer deliberação alguma”, ressaltou Rosa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;