O leão não é o rei da selva. O título de ‘leão, o rei da selva’ não passa de uma antiga metáfora que se mantém até os dias atuais. A ideia surgiu na Grécia Antiga, 6 a.C. O gregos colocavam os leões como representação de nobreza e bravura e os imperadores usavam imagens do animal para transmitir a mensagem de que eram fortes e honrados.
De fato, o felino pode ser considerado rei, pois é predador, e está no topo de cadeia alimentar. O erro está em dizer que o leão é rei da ‘selva’, já que as selvas são locais com vegetação densa, na maioria das vezes são florestas de clima úmido, ambiente totalmente diferente do que esses grandes felinos habitam. [01.TXTNORMAL]Na realidade, os leões vivem nas savanas africanas, locais com poucas árvores e vegetação rasteira, perfeita para a camuflagem.
Os felinos que habitam esse tipo as selvas são os tigres na Ásia, e na América Central e do Sul, as conhecidas onças-pintadas.
RAIO X - Os leões se alimentam, principalmente, de antílopes. São animais de hábitos noturnos e ao amanhecer, e podem dormir até 20 horas por dia. Na organização social, as fêmeas são as responsáveis pela caça e criação dos filhotes, enquanto o macho fica com a defesa de território.
O rugido, que pode ser ouvido a uma distância de oito quilômetros, é uma vocalização que tem objetivo de alertar e afastar outros machos que andem por ali.
Apesar de não possuírem predadores quando adultos, leões e hienas são concorrentes por ocuparem o mesmo nicho ecológico. Leões podem roubar a presa das hienas para se alimentarem, causando brigas entre as duas espécies mesmo sem que haja alimentos próximos.
Na natureza, os leões vivem cerca de 15 anos e em cativeiro chegam a mais de 20 anos. As principais ameaças para esses animais são a caça, a perda de habitat e de presas.
Pergunta de Carolina Ruela Bella da Silva, 9 anos, de São Bernardo, acredita que o leão domina a selva por ser muito bravo, o grande predador. “Todos os outros animais têm medo dele. Se ele não fosse o rei, quem ocuparia o lugar dele seria o tigre, que também é muito valente e pertence aogrupo dos felinos.”
Consultoria de Marina Moraes Schweizer, bióloga aprimoranda Nível II do Setor de Mamíferos do Zoológico de São Paulo.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.