Setecidades Titulo Dengue
Região já inicia campanha contra o Aedes aegypti

Sto.André, S.Bernardo e S.Caetano têm ações de conscientização programadas

Nelson Donato
Especial para o Diário
15/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Para evitar nova epidemia de dengue, as Prefeituras do Grande ABC já iniciam nesta semana ações preventivas de combate ao Aedes aegypti, mosquito que também transmite a febre chikungunya e o zika vírus. O principal objetivo das ações é eliminar possíveis focos e conscientizar a população antes do verão, quando o clima quente e chuvoso, favorece a procriação.

De acordo com o Consórcio Intermunicipal do ABC, no primeiro semestre de 2016 houve queda de 66,2% no número de casos suspeitos da doença em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com a entidade, neste ano, foram notificadas 9.001 ocorrências, enquanto que em 2015 foram 26.772 registros.

Em Santo André, a temporada 2016/2017 de combate ao mosquito começa no sábado. Cerca de 250 profissionais participarão do mutirão, que ocorrerá nas vilas Linda e Helena. O objetivo é visitar, somente neste final de semana, 6.000 imóveis. Até dezembro, a estimativa é que este número chegue a 180 mil.

Durante a ação, serão distribuídos materiais educativos com orientações para evitar criadouros e as maneiras erradas e corretas para a prevenção contra o Aedes aegypti. Em 2015, a cidade registrou 1.374 casos autóctones. De janeiro a agosto deste ano foram 270 casos autóctones confirmados.

Em São Bernardo, as ações começaram em agosto nas áreas que, de acordo com o CCZ (Centro de Controles de Zoonoses) são consideradas de baixo risco. A ideia é que até o final do ano, o foco das ações esteja centrado nas localidades mais propensas à proliferação do mosquito.

As ações ocorrem hoje e amanhã no Jardim Represa, Caminho do Mar e Jardim Anchieta. Dos dias 19 a 23 de setembro, as visitas serão no Jardim Marina, Jardim do Lago e Jardim Petroni, já de 26 a 30, nos bairros Vila Progressista, Vila Vivaldi e Vila Helena. A campanha prossegue até o término do verão, em 2017. Em números absolutos, São Bernardo registrou a maior queda de casos, de 11.482 em 2015 para 3.731 em 2016.

São Caetano registrou queda de 91,52% dos casos autóctones no primeiro semestre. De 342 registros de janeiro a junho de 2015, para 29 no mesmo período deste ano. Para a operação 2016/2017, a cidade conta com 187 profissionais, divididos em 17 equipes que atuarão aos sábados com vistorias e eliminação de possíveis focos da dengue e orientações a população. A Prefeitura salienta que o CCZ da cidade atua na conscientização dos munícipes para identificação de possíveis criadouros do mosquito.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;