D+ Titulo
É útil e faz parte da história
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
03/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Acredita-se que a mochila apareceu com os homens pré-históricos, quando o povo usava peles de animais costuradas para carregar água, comida e até filhos. Na Guerra Civil norte-americana, em 1861, soldados usavam ‘sacos' nas costas para levar munições, kits de emergência etc. "Mas foi na década de 1990 que as mochilas viraram febre", especifica Miti Shitara, professor de História da Moda da Faculdade Santa Marcelina.

O acessório ganhou novos materiais, bolsos, cores e estampas. No Japão, por exemplo, é difícil não esbarrar na rua com alguém sem mochila. Lá eles são especialistas em misturar o novo com o antigo, então, encontra-se grande variedade com materiais modernos e estampas tradicionais, como flores de cerejeira. Há mochilas exóticas com formato de animais e objetos.

Quem deseja ter a mochila com sua cara pode customizar. A consultora de moda Patrícia Sant'Ana dá dicas: "Tem bordados, tags, etiquetas prontas, botons e até coleção de chaveiros ", diz a profissional, que acredita que a mochila significa liberdade. "É a ideia de colocar o acessório nas costas e sair por aí." João Lázaro, 12 anos, de São Caetano, faz do seu jeito. "Peço para os amigos assinarem como lembrança."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;