Turismo Titulo
Peruíbe tem show de graça na praia
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
20/01/2005 | 19:38
Compartilhar notícia


Nando Reis, Alexandre Pires e a banda de ritmos caribenhos Havana Brasil serão as atrações da cidade de Peruíbe, localizada no Litoral Sul, a 141 km de São Paulo, para o próximo fim de semana. E com uma vantagem em relação aos demais municípios da costa paulista: em Peruíbe os shows serão de graça, sempre com início previsto para as 22h, na praia do Centro (confira as datas no quadro abaixo). Para os que não abrem mão de cair na folia, a programação também inclui apresentações das bandas Cachorrada do Blues e Papo de Samba, além de um Grito de Carnaval com as escolas de samba da cidade no dia 29, matinês, noites carnavalescas e shows com o grupo Roda de Samba de 5 a 8 de fevereiro.

Nesta quinta, a Band FM promoverá atividades de lazer na praia. Entre as atrações estão uma arena de lambaeróbica, gincana para a terceira idade, recreação infantil e distribuição de brindes. Já no sábado, a diversão começa logo pela manhã, às 9h, em um palco que será erguido na praia de Stella Mares para atividades esportivas como vôlei de praia, futebol de caixote e aeróbica. A praia do Centro, por sua vez, abrigará uma exposição de carros antigos. E em todos os dias haverá aulas de aeróbica das 8h às 9h e de body system das 18h às 19h.

Mas se a preferência for por história, a dica é deixar o agito das praias de lado para visitar alguns dos pontos turísticos que resgatam o passado da cidade. A começar pelas ruínas do Abarebebê, primeiro templo católico erguido pelo padre José de Anchieta (1534-1597). Consideradas patrimônio histórico do período colonial, as ruínas podem ser contempladas diariamente em visitas monitoradas, que funcionam no horário comercial durante a semana, e das 10h às 18 aos sábados, domingos e feriados.

Outra atração é a Colônia Veneza, que abriga a primeira capela de mosaicos do Brasil, elaborada pelo artista plástico Roberto Corradini com mosaicos e esculturas em troncos de árvores. Já o Museu Histórico e Arqueológico mostra a ocupação européia no período colonial e a instalação do homem na Juréia desde os primórdios até o século XIX. O acervo pode ser visitado das 8h às 17h de segunda a sexta, e das 10h às 18h aos fins de semana e feriados.

E na hora de ir às compras, não deixe de conferir os suvenires da Feira de Artesanato Regional da praça Flórida, a partir das 19h; o mercado de peixes frescos do Porto de Pesca; e as propriedades medicinais dos produtos no Complexo Termal da Lama Negra, situado na avenida Gov. Mário Covas Júnior, à beira-mar.

Caldeirada – Entre uma atração e outra, vale a pena recuperar as energias gastas nos shows experimentando o mais famoso prato típico de Peruíbe: a caldeirada. Comum no Litoral Sul de São Paulo, a especialidade consiste em uma espécie de ensopado de frutos do mar (camarão, lula, marisco, mexilhão e polvo) e postas de peixes consistentes, como garoupa, cação, vermelho, pescada-cambucu ou pescada-amarela. Os ingredientes costumam ser cozidos com molho de tomate, cebola, pimentão e açafrão-da-terra (cúrcuma) em uma cumbuca ou tigela grande. A maior parte dos restaurantes a serve com arroz e pirão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;