Internacional Titulo
Quarteto pede a israelenses e palestinos que intensifiquem contatos
Por Da AFP
20/09/2005 | 16:56
Compartilhar notícia


O Quarteto internacional sobre o Oriente Médio pediu nesta terça-feira em Nova York a israelenses e palestinos que intensifiquem seus contatos para tirarem benefícios da retirada israelense da Faixa de Gaza.

"Os contatos entre as partes deveriam ser intensificados em todos os níveis", afirmaram em comunicado conjunto os quatro integrantes do Quarteto - Estados Unidos, ONU (Organização das Nações Unidas), UE (União Européia) e Rússia - reunidos na sede das Nações Unidas paralelamente à Assembléia Geral da organização mundial.

O Quarteto também solicitou "novas medidas paralelas" por parte dos israelenses e palestinos para que eles cumpram as obrigações estipuladas no Mapa da Paz, o último plano de paz internacional que prevê a criação de um Estado palestino.

"O Quarteto reafirma que qualquer acordo final deve ser obtido através da negociação entre as partes, e que um novo Estado palestino tem que ser realmente viável, com uma continuidade territorial na Cisjordânia e uma conexão com a Faixa de Gaza", prossegue o comunicado comum.

"O Quarteto elogia a estreita coordenação entre os serviços de segurança israelenses e palestinos" durante o processo de retirada de Gaza, acrescenta o texto.

O documento foi publicado ao término de uma reunião entre o secretário-geral da ONU, Kofi Annan; o Alto representante da diplomacia da UE, Javier Solana; a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice; o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov; seu colega britânico Jack Straw, cujo país assume atualmente a presidência rotativa da UE; e a comissária européia às Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner.

Durante uma entrevista coletiva conjunta, os representantes do Quarteto pediram a Israel que abandone seus projetos de ampliação de colônias na Cisjordânia e aos palestinos que intensifiquem seus esforços para acabar com o terrorismo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;