A falta de verba do governo federal não inibiu a Prefeitura de Mauá de bancar a festa junina municipal anunciada na última semana e que deve ocorrer durante todo o mês de junho. Em 2008, o evento custou cerca de R$ 730 mil aos cofres públicos, metade da verba destinada aos festejos da cidade - neste ano avalizada em R$ 1,3 milhões.
Mesmo sem a esperada liberação de subvenção que viria do Ministério do Turismo, segundo o prefeito Oswaldo Dias (PT), a administração abriu edital que confirma a festa pelo 25º ano seguido na cidade. A comemoração tomou corpo durante a primeira gestão de Oswaldo (1997-2000), quando o petista optou por trazer atrações de peso em shows gratuitos.
Para tentar minimizar os gastos do evento, a comissão de festejos - coordenação que funciona dentro da secretaria de Governo - optou por divulgar edital de inscrição para "interessados em patrocinar, apoiar ou incentivar a 25ª grande festa junina municipal".
Além disso, a Prefeitura começou nesta semana a locação de barracas. Segundo o edital, serão disponibilizadas 60 barracas divididas em dois grupos. Quem optar pela venda de churrasco, pernil, calabresa e cachorro-quente, deve pagar R$ 6 mil à Prefeitura, divididos 50% no ato da inscrição no Teatro Municipal, e o restante em 23 de junho. Para a venda de bebidas e doces, o valor fixado pela administração no aluguel é de R$ 4 mil. A média arrecadada pelo Executivo será de cerca de R$ 300 mil com a locação dos espaços, menos da metade da verba necessária para a realização do evento.
Além da estrutura de barracas e brinquedos, a Prefeitura deve desembolsar ainda todo o staff de produção de shows e bandas que se apresentarão durante todo o mês. A segurança da festa também deve ficar por conta da Prefeitura, que não informou se contratará seguranças particulares para auxiliar no suporte à GCM (Guarda Civil Municipal).
Dinheiro perdido - Neste ano, Oswaldo perdeu mais de R$ 352 mil que já haviam sido repassados e gastos pelas escolas de samba para a realização do Carnaval. Irredutível, o prefeito afirmou em janeiro que a situação da cidade não permitia que a administração gastasse mais dinheiro na festa, que utilizou em 2008, R$ 1,2 milhões.
Questionada por e-mail e telefone sobre os custos da Festa Junina e a situação das finanças municipais, a Prefeitura não respondeu à população.
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