Fechar
Publicidade

Sábado, 27 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Secretários definem propostas anticrise


Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC

02/03/2009 | 07:00


Facilitação do crédito para micro e médias empresas da região é um dos temas que será levado ao debate realizado entre os sete prefeitos do Grande ABC durante o seminário O ABC do Diálogo e do Desenvolvimento.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, o evento vai discutir, nos dias 11 e 12, propostas para enfrentar a crise econômica e alternativas para a proteção ao emprego. "Por isso a importância de propormos um novo arranjo financeiro para a classe empresarial que não consegue crédito para manter seus funcionários e investimentos", explica.

Para ele, uma alternativa seria fazer um acordo com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). "Para a classe empresarial informal e empresários menores, a ideia é discutirmos o incentivo ao crédito popular, como o Banco do Povo", completa.

Conceição reforça a importância da participação e parceria entre os governos federal, estadual e municipal, para firmar soluções efetivas de combate a crise.

O Secretário do Desenvolvimento Econômico de Santo André, Vanderlei Antônio Retondo, comenta que a prioridade é encontrar saídas para a indústria automobilística, que foi o segmento que teve mais perdas com a crise. Segundo Retondo, os setores que completam a sequência de preocupação são o sistema financeiro e a construção civil.

O seminário deverá reunir nomes como Dilma Rousseff, ministra chefe da Casa Civil, e José Serra, governador de São Paulo. Uma das principais intenções é debater tópicos como relações de trabalho, sistema tributário, desemprego e oportunidades na região e no País.

"É o momento de mensurar o tamanho da crise e de cercar os problemas com propostas concretas com o apoio dos três poderes", define Zoilo de Souza Assis, presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e vice-presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

O diagnóstico sobre os setores que foram mais afetados pela crise financeira mundial no Grande ABC será finalizado até quinta-feira (5) pelos sete secretários de Desenvolvimento Econômico. "Será nossa terceira reunião. Vamos fechar quais as ações de curto, médio e longo prazos que vamos expor no seminário", adianta o coordenador de relações institucionais da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Luiz Almeida.

Além da Agência, o evento tem patrocínio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, entre outras entidades. As discussões serão realizadas durante o seminário no auditório do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), em São Bernardo.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;