Esportes Titulo
Corinthians larga com vitória na Libertadores
Angelo Verotti
Do Diário do Grande ABC
06/02/2003 | 00:11
Compartilhar notícia


O Corinthians cumpriu sua obrigação nesta quarta à noite, no Pacaembu, em sua estréia na Copa Libertadores da América. Mesmo sem apresentar um futebol de alto nível, a equipe derrotou o Cruz Azul, do México, por 1 a 0, e garantiu os primeiros três pontos no Grupo 8 do torneio sul-americano. Apesar do resultado, a torcida corintiana não poupou o técnico Geninho no segundo tempo ao vê-lo tirar Liédson da equipe – autor do gol e melhor em campo até o momento – para a entrada de Fumagalli. Os torcedores chamaram o técnico de burro e chegaram a gritar o nome de Carlos Alberto Parreira, ex-treinador alvinegro e atual comandante da Seleção Brasileira.

Como era de se esperar, o Corinthians iniciou a partida com uma postura ofensiva, uma vez que atuava em casa. A equipe trocava passes na intermediária adversária, mas tinha dificuldade em furar a forte marcação do Cruz Azul, que entrou em campo disposto a esfriar o jogo e tentar surpreender o alvinegro nos contra-ataques. Gil e Liédson, pela esquerda, infernizavam a defesa mexicana, mas sem levar real perigo à meta mexicana.

O clube do Parque São Jorge teve a primeira grande chance de gol apenas aos sete minutos. Numa cobrança de falta ensaiada pela esquerda, Rogério rolou a bola para Renato, que tocou para Fabinho na grande área. O volante dominou e bateu sobre o travessão do goleiro Oscar Perez, titular do Cruz Azul e da seleção mexicana.

Ao mesmo tempo em que atacava, o alvinegro ficava exposto aos contra-ataques. Aos 12 minutos, Palencia recebeu passe na intermediária e chutou para o gol. A bola desviou no zagueiro Fábio Luciano e passou rente à trave esquerda do goleiro Doni, o que assustou os corintianos presentes ao estádio. O lance, porém, não intimidou a equipe do técnico Geninho, que abriu o placar um minuto depois. Kléber levantou a bola pela esquerda e o atacante Liédson, livre na grande área, cabeceou sem chance de defesa para Oscar Perez.

Em desvantagem no placar, o Cruz Azul foi ao ataque. Palencia e o atacante brasileiro Júlio César trocavam passes em frente à área do Corinthians e dificultavam o trabalho da zaga alvinegra, que tinha de se desdobrar para evitar o complemento das jogadas.

No segundo tempo, o panorama da partida não mudou. As equipes pressionavam, mas não conseguiam finalizar. As poucas chances criadas não levavam perigo às metas de Doni e Oscar Perez. O fato irritou a torcida corintiana, que foi ainda mais à loucura aos 30 minutos, quando Geninho tirou o atacante Liédson do time para a entrada do meia Fumagalli.

A postura hostil da Fiel parece ter influenciado o meia Fumagalli, que desperdiçou a melhor oportunidade da etapa aos 34 minutos. Renato avançou pela esquerda e cruzou para Fumagalli, que, na grande área, chutou rente à trave direita da meta mexicana – o goleiro Oscar Perez estava batido na jogada. Nos minutos restantes, as equipes nada fizeram para mudar a contagem do placar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;