Eleições 2016 Titulo Alteração de forças
Diadema espera maior renovação na Câmara
Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
08/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Projetos mais ambiciosos de vereadores devem impulsionar a renovação na Câmara de Diadema. Com quatro parlamentares vislumbrando voos maiores na política e um com aposentadoria anunciada, há estimativa de mudança de até metade das 21 cadeiras à disposição do Parlamento diademense, o que deve superar o índice de alterações no quadro político da legislatura de 2009 a 2012.

Há quatro anos, seis mudanças foram registradas: Laércio Soares (PCdoB), Marion Magali de Oliveira (PRB), João Pedro Merenda (PPS), Pastor Edmilson Cruz não conseguiram a reeleição; José Queiroz Neto, o Zé do Norte (PT), se aposentou; e Lauro Michels (PV) se elegeu prefeito.

Até agora, cinco alterações são garantidas. Vaguinho do Conselho (PRB) e Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), concorrem ao Paço; Cida Ferreira (PMDB) e Márcio da Farmácia (PV) são vice em chapas majoritárias; e Milton Capel (PV) se retirou da disputa para apoiar seu filho, Rodrigo.

O índice de renovação deve atingir em cheio a bancada de vereadores do PT. Em 2012, seis foram eleitos – Maninho, José Antônio da Silva, Ronaldo Lacerda, Lilian Cabrera, Orlando Vitoriano e Josa Queiroz. Diante da crise institucional do partido em âmbito nacional, a legenda considera reduzir até pela metade sua força política na Câmara.

Outro cenário que pode resultar em rearranjo de forças políticas no Legislativo é o chapão feito pelo prefeito Lauro Michels. Seu partido, o PV, está coligado proporcionalmente com o PSDB, que conta com três nomes fortes: o ex-prefeito José Augusto da Silva Ramos (mais votado da história em 2012), o atual presidente da Câmara, José Dourado, e o sindicalista Atevaldo Leitão (suplente, mas que ficou por três anos como vereador). Pelo lado do PV, que hoje possui quatro vereadores, há expectativa de boa votação de quadros que tiveram funções importantes no governo durante o mandato de Lauro.

“Toda eleição é difícil, um risco. Esta não será diferente. Concorro com nomes de peso da política de Diadema e também tenho minha força”, resumiu Dourado.

A chapa do PSB e a coligação entre PPS, DEM e PEN são outras que devem emplacar figuras que não estão no atual quadro de vereadores de Diadema. O PDT, por sua vez, aposta todas as fichas numa boa votação do ex-prefeito Gilson Menezes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;