Internacional Titulo
Morre último líder do Khmer Vermelho
Por Da AFP
21/07/2006 | 07:50
Compartilhar notícia


Ta Mok, o último líder do Khmer Vermelho, que deveria ser julgado por um tribunal sobre o genocídio cambojano, morreu na manhã desta sexta-feira em um hospital de Phnom Penh, onde estava internado desde o final de junho.

"Faleceu às 04h45 (18h45 Brasília)", declarou o advogado do líder, Benson Samay, acrescentando que o ex-dirigente morreu sem fazer qualquer declaração.

Ta Mok deveria ser julgado por genocídio e crimes contra a humanidade por um tribunal patrocinado pela ONU e formado oficialmente no início de julho, no Camboja.

O ex-comandante khmer, de 80 anos, preso desde 1999, era conhecido como o "Carniceiro" pelos massacres que promoveu no Camboja.

Em 1997, Ta Mok derrubou Pol Pot na liderança do que restava do Khmer Vermelho, tornando-se o último líder do grupo.

Em março de 1999, Ta Mok foi preso em Phnom Penh e três anos depois foi acusado de crimes contra a humanidade.

Cerca de dois milhões de pessoas foram executadas ou morreram de fome entre 1975 e 1979 sob o regime do Khmer, dirigido por Pol Pot, que faleceu em 1998.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;