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Venda de TVs tela fina cresce 52%
Alexandre Melo
do Diário do Grande ABC
08/12/2010 | 07:34
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Celso Luiz/DGABC


Quatro milhões de televisores de tela fina foram comercializados durante este ano no País, número 52% maior quando comparado com o ano passado, segundo a empresa de pesquisa GfK Retail and Technology. A substituição da TV de tubo pela de tela fina, como o LCD (do inglês, Liquid Crystal Display ou tela de cristal líquido), tem ocorrido de maneira acelerada, motivada principalmente pela redução dos preços.

As TVs de LCD registraram melhor desempenho neste ano, ficando acima da média deste segmento, que atingiu 34% de crescimento em relação ao ano passado. De acordo com a gerente de negócios da GfK RT, Gisela Pougy, fatia de 70% do faturamento da categoria de televisores vem desse modelo.

Em relação às polegadas dos aparelhos, os com 32', 40' e 42' representam aproximadamente 70% do mercado de LCD e LED (do inglês, Light Emitting Diode ou diodo emissor de luz). Já os aparelhos com pequenas polegadas, como de 26', são 23% das vendas no País.

A gerente da GfK destaca ainda que o consumidor está adquirindo mais aparelhos com tecnologia Full HD (alta resolução). De janeiro a agosto de 2009, apenas 27% das vendas eram com esta configuração. No mesmo período deste ano a participação saltou para 52%, mesmo com diferença no valor de R$ 400.

MAIS BARATO - Desde a Copa do Mundo, há queda contínua nos preços das TVs de tela fina, tanto que as redes varejistas estimam que seus valores estão até 20% menores do que em 2009.

As televisões de 32 polegadas custavam de R$ 1.499 a R$ 1.599 no ano passado e, agora, os preços variam de R$ 1.199 e R$ 1.299. Já os aparelhos de 42 polegadas eram vendidos entre R$ 2.499 e R$ 2.599, e agora são encontrados por R$ 1.999 e R$ 2.099, aponta levantamento da empresa Shopping Brasil.

Dependendo do produto eletrônico, a economia na compra do presente natalino pode chegar a 50% quando comparado a igual período do ano passado.

DVDs - O aparelho de DVD também é destaque na pesquisa realizada pela GfK RT. Havia expectativa de queda nas vendas desses produtos motivada pela chegada das HDMI e Blu-Ray. Segundo Gisela, no entanto, a comercialização desses itens avançou 9% entre janeiro e agosto em relação a 2009.

Enquanto o DVD player convencional representou 83% do total de vendas da categoria, com preço médio de R$ 154, os aparelhos HDMI tiveram 12% das vendas, custando em média R$ 234.

Enquanto isso, o Blu-Ray representou cerca de 4% das vendas e cravou crescimento de 300%, atribuído à base pequena, só 93 mil pelas vendidas.




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