Internacional Titulo
Justiça investigará o promotor Kenneth Starr
Do Diário do Grande ABC
10/02/1999 | 12:34
Compartilhar notícia


O jornal The New York Times informou nesta quarta-feira que o Departamento de Justiça investigará um possível choque de interesses na investigaçao do promotor especial Kenneth Starr sobre o caso Lewinsky.

Segundo o jornal, que cita altos funcionários nao identificados, a investigaçao tentará estabelecer se Starr e seus auxiliares induziram a erro o Departamento de Justiça, afirmando anos atrás que nao havia mantido nenhum contato com os advogados de Paula Jones, uma ex-funcionária de Arkansas, que entrou com uma açao judicial por assédio sexual contra o presidente Bill Clinton.

Como era sua obrigaçao, Starr, que investigava o caso Whitewater, havia pedido autorizaçao em janeiro do ano passado à ministra da Justiça, Janet Reno, que a concedeu, para ampliar sua investigaçao da relaçao de Clinton com a ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky.

O caso Lewinsky, contudo, se origina no caso Paula Jones e contatos anteriores entre os advogados dos dois casos podem constituir um conflito de interesses, segundo o Times.

Documentos revelados depois que estourou o escândalo mostrariam que entre novembro de 1997 e janeiro de 1998 os dois grupos de advogados estiveram em contato, mas que o escritório de Starr desmentiu esse fato pelo menos em duas ocasioes, ante o Departamento de Justiça.

Por outra parte, segundo a revista Newsweek, o Departamento de Justiça poderá investigar também se os auxiliares de Starr respeitaram as normas legais durante seu primeiro encontro com Monica Lewinsky.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;