Política Titulo
Fotógrafos sao agredido no camarote de FHC
Do Diário do Grande ABC
01/01/2000 | 15:45
Compartilhar notícia


O fotógrafo Fernando Bizerra, do Jornal do Brasil, foi covardemente agredido, no camarote do Presidente Fernando Henrique Cardoso, por soldados da Polícia do Exército instigados pelo pessoal do cerimonial que se irritou quando o vento derrubou parte da estrutura da tenda das autoridades, construída no Forte Copacabana.

Eram 21h50 de sexta-feira, quando o vento derrubou um dos tapumes de uma pequena parte da estrutura da enorme tenda-camarote das autoridades. Os fotógrafos credenciados correram para registrar a cena. Mas uma pessoa do cerimonial começou a gritar que ninguém deixasse fotografar. "Manda parar com isso!", gritava. Homens da Polícia do Exército nao se fizeram de rogados e passaram a reprimir com violência. Por ter sido o mais rápido dos fotógrafos, Bizerra sofreu as piores agressoes. Deram-lhe uma gravata e o jogaram ao chao várias vezes, numa cena de selvageria incompatível com o clima de paz de todo o Réveillon. Cerca de 15 homens bateram no jornalista, atingindo-o principalmente na cabeça e costela.

O fotógrafo do Estado de Sao Paulo Luís Paulo Lacerda também levou uma gravata. A fotógrafa free-lancer da Editora Abril Sheila Chaves foi igualmente agredida e ainda xingada de "vagabunda."

O equipamento fotográfico de Bizerra ficou danificado. Quando tudo parecia acabado, ele caído no chao, Bizerra foi levado para o dormitório por homens com a mao no coldre, enquanto os demais repórteres gritavam nervosos para que nenhum deles sacasse a arma. Sheila também foi levada ao dormitório. Ambos voltaram a ser agredidos lá dentro. Luís Alberto Bittencourt, um dos principais assessores do Prefeito, disse ter ficado chocado ao entrar no dormitório. Bizerra, nervoso, contava o que tinha acontecido a Luiz Alberto quando um soldado acertou-lhe um soco na cabeça e aplicou-lhe um tapa. "O soldado que mais me bateu foi um chamado Selsato", testemunhou Bizerra, que foi tirado de lá finalmente por Luis Alberto .

A mulher do cerimonial (nao identificada) mandou ostensivamente os soldados baterem. O prefeito Luiz Paulo Conde foi pessoalmente até Bizerra se desculpar, comentando que o fato era lamentável e desnecessário num momento de paz. O governador Anthony Garotinho também lamentou e disse que o Exército Brasileiro pode estar preparado para a guerra, mas nao para esse tipo de situaçao. "Espero que isso nunca mais ocorra", afirmou Garotinho.

Sobre a ventania, Conde explicou que a tenda foi montada para resistir a um vento sudoeste, mas repentinamente se mostrou frágil diante de um vento leste.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;