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O que escolher: carro novo ou usado?
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
11/05/2008 | 07:11
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A indústria automotiva brasileira obteve, em abril, mais um recorde de produção e vendas, segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), divulgados na última sexta-feira. As vendas de carros novos estão aquecidas e não é para menos.

Uma comparação de preços e prestações mostra que nem sempre vale a pena trocar um carro usado por um seminovo. É melhor levar logo um 0km para casa, mesmo que a intenção seja optar pelo financiamento. Um Gol 1.0 básico, duas portas - um dos modelos mais vendidos hoje - tem preço de tabela de R$ 25.790, segundo a gerente de vendas Ednéia Vedovato, da Avel, concessionária Volkswagen de São Bernardo. O mesmo veículo, modelo 2007, pode ser encontrado na revendedora por R$ 23.500.

A pequena diferença de preços, de R$ 2.290 (ou 8,8%), já pesa a favor do zero quilômetro, considerando o montante do patrimônio em jogo. Além do futuro comprador não saber o histórico do veículo (se foi batido ou teve graves problemas de mecânica), os usados e seminovos têm, normalmente, aproximadamente três meses de garantia da loja, enquanto o novo vem com três anos de garantia de fábrica.

No financiamento, a diferença mínima no valor das prestações deixa ainda mais evidente a desvantagem do seminovo ou usado, em especial nos financiamentos de longo prazo. Utilizando como exemplo os valores mencionados, o carro novo financiado em 72 meses, sem entrada, na modalidade de leasing - a mais usada atualmente - terá prestações de R$ 564 ao mês, enquanto o modelo 2007 sai por 72 parcelas de R$ 523 ao mês, o que equivale a uma diferença mensal de apenas R$ 41 ou 7,6%.

Nessa simulação, o carro novo sofreu acréscimo total de R$ 14.818 no preço à vista com o parcelamento. E o seminovo encareceu seu preço inicial em R$ 14.156, ou seja, uma diferença de somente R$ 662. De acordo com Ednéia Vedovato, o motivo é a diferença nas taxas de juros. Ela explica que as taxas para o carro 0km são menores e chegam, em média, a até 1,30% ao mês nas concessionárias, enquanto os juros dos seminovos (entre 2002 e 2008) oscilam entre 1,30% a 1,80% ao mês, salvo alguma promoção específica.

O motivo é simples: o 0km é menos vulnerável a problemas mecânicos e, portanto, oferece maior garantia para o vendedor, sem contar as condições e o valor de revenda que o carro já usado terá quando o parcelamento terminar.




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