Setecidades Titulo Caos viário
Mudança em farol
complica o trânsito

Cruzamento entre Rua Basiléia e Avenida das Nações gera
fila de 40 carros no Parque Novo Oratório, em Santo André

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
02/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André alterou o tempo do semáforo no cruzamento entre a Rua Basiléia e a Avenida das Nações, no Parque Novo Oratório. A mudança complicou o trânsito da região e, agora, os motoristas levam aproximadamente 15 minutos para percorrer 30 metros da Basiléia e cruzar a via localizada às margens do Córrego Guaixaya.

"Está complicado. Passo por aqui todos os dias e é sempre a mesma demora. Já cheguei a perder 20 minutos nesse cruzamento. O jeito é ter paciência. Antes, não tinha congestionamento", reclamou o técnico em montagem Ronaldo da Silva, 39 anos.

O sinal para quem desce a Basiléia, no sentido Avenida das Nações e Rua Araucária, fica fechado por dois minutos e dez segundos. O semáforo fica verde para os condutores por apenas 17 segundos. Isso trava a via, gerando lentidão até a Rua Fenícia, sete quarteirões antes da interseção. De acordo com os moradores do entorno, a situação é mais complicada nos períodos entre 7h e 8h30, 12h e 13h30 e das 17h30 às 19h.

"Esse ponto sempre teve problema, mas ficou bem pior depois que mudaram o tempo do semáforo. Está uma desgraça. Como é fluxo para quem vai ao Centro, o trânsito afunila todo aqui", disse o comerciante Douglas Poletti, 38, que trabalha em frente ao local.

A demora para passar pelo cruzamento irrita os motoristas, que praticam infrações de trânsito para fugir do trecho congestionado. A equipe do Diário flagrou carro entrando na contramão para se livrar do trânsito.

A Prefeitura informou que, devido à queda das margens de contenção do Córrego Guaixaya, que resultou em interdição parcial da Avenida das Nações, o Departamento de Segurança e Trânsito reformulou as programações semafóricas. O objetivo foi dar mais fluidez à via afetada pelos desabamentos, que possui maior fluxo de veículos. A administração municipal garantiu que monitora o local e verifica a necessidade de ajuste nos equipamentos.

 

Via será normalizada após manutenção de margens do córrego

De acordo com a Prefeitura, o trânsito no cruzamento entre a Rua Basiléia e a Avenida das Nações só voltará ao normal quando forem concluídas as obras de contenção das margens do Córrego Guaixaya, que estão sendo executadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

O início das intervenções está previsto para outubro. A autarquia prevê a canalização do córrego entre a Rua Eduardo Prado e a foz, junto ao Córrego Oratório, em extensão de 1.600 metros. A previsão da administração municipal é finalizar as obras em até 18 meses após a assinatura do contrato com a empresa vencedora do certame. O edital de licitação deverá ser lançado pelo Executivo nos próximos dias.

Os trabalhos contam com investimento de R$ 34 milhões, sendo R$ 12 milhões do município e o restante como contrapartida do governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Há aproximadamente um ano e meio, a Prefeitura foi obrigada a fechar pistas da avenida, danificada pelas fortes chuvas de verão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;