Política Titulo
Em Ribeirão Pires, orçamento é pequeno
Aline Mazzo
Do Diário do Grande ABC
26/08/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


O principal entrave para a Educação de Ribeirão Pires é a falta de investimento. O orçamento de pouco mais de R$ 22 milhões é disputado pelos setores de Educação e Cultura - que dividem a mesma pasta, embora tenham objetivos bem distintos.

A verba destinada à construção de escolas e à compra de material didático é a mesma usada para financiar eventos como o Festival do Chocolate. Só a festa desse ano abocanhou R$ 480 mil da secretaria.

Com pouco dinheiro e mais de 6.000 alunos na rede municipal, a opção da administração foi priorizar a Educação Infantil. "Escolhemos o ensino de zero a 6 anos porque é a nossa maior demanda", justifica a secretária de Educação e Cultura, Rosi de Marco.

A fila de espera por uma vaga em creche tem hoje 1.912 crianças. As 15 unidades municipais atendem apenas 1.516 alunos em período integral. Para tentar absorver a demanda, duas novas escolas estão em construção (nos bairros Barro Branco e Jardim Guanabara) e uma será ampliada. "Com isso deveremos ter mais 800 novas vagas até o início do ano", afirma Rosi.

A secretária também planeja utilizar o Ensino Fundamental de nove anos - que será implementado a partir de 2009 - como um trunfo para a diminuição da fila para creches. Os alunos com mais de seis anos que deveriam seguir para a pré-escola, ingressarão diretamente no primeiro ano do Fundamental, deixando a lacuna de um ano. Dessa forma, justifica Rosi, surgirão turmas para diminuir esse déficit.

O orçamento apertado fez com que a cidade deixasse o Ensino Fundamental praticamente sob responsabilidade do Estado. De cada dez estudantes de 1ª a 8ª séries, oito não estão em escolas municipais. A situação é mais crítica no Ciclo 2 (5ª a 8ª séries) onde só duas escolas são da rede municipal.

A secretária justifica que a Prefeitura vem trabalhando há dois anos no vermelho, por conta do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). O valor integral do repasse só chegará no fim do ano. "Esse dinheiro já tem destino certo. Reforçaremos a Educação, mas a municipalização ainda está fora dos planos da cidade."

1- Para o ano que vem está prevista a inauguração de um portal da Educação de Ribeirão Pires. Os munícipes terão acesso a informações de todas as escolas municipais, bem como os projetos que a administração está desenvolvendo. O site também terá links para todas as instituições parceiras da Prefeitura, , como o Instituto Ayrton Senna e a Lego. A iniciativa é o primeiro passo para a informatização de todo sistema educacional.

2- O Centro de Apoio à Inclusão Escolar Ricardo Tolesano Mendes prepara alunos com necessidades especiais para ingressarem na rede municipal. Uma equipe formada por psicopedagogos, terapeutas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais dá tratamento a crianças e orientação aos familiares no processo de adaptação. Atualmente, 90 alunos estão incluídos nas escolas da cidade. Muitos deles ainda continuam sendo atendidos pelo centro.

3- Para qualificar o quadro de professores, Ribeirão aderiu ao PEC (Programa de Formação de Professores em Nível de Graduação). Em março desse ano, 41 educadores receberam o diploma de graduação em Pedagogia licenciatura plena, o que os possibilita ministrar aulas para alunos das séries iniciais. O curso foi pago pela secretaria, que firmou convênio com a PUC (Pontifícia Universidade Católica) São Paulo para desconto nas mensalidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;