Governo entrega ligação entre braços da represa para socorrer Sistema Alto Tietê durante crise
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugura hoje obra feita pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de transferência de água do Rio Pequeno para o Rio Grande, ambos braços da Represa Billings. A intervenção, de R$ 20 milhões, integrou pacote do governo estadual durante a crise hídrica e, inicialmente, estava prevista para ser entregue em julho do ano passado. Na visão do Estado, essa obra aumenta a segurança do abastecimento na Região Metropolitana.
De acordo com a Sabesp, a ligação permitirá que haja bombeamento de até 4.000 litros por segundo entre os dois corpos hídricos para socorrer o Sistema Alto Tietê, um dos mais afetados durante a falta de chuvas de 2014.
“A obra se estende ao longo de 1,2 quilômetro de extensão, no Grande ABC. Seu objetivo é conectar dois braços da represa Billings, formados pelos rios Pequeno e Grande. Entre eles existe um desnível de 11 metros de altura que precisa ser superado com bombeamento, para que a água captada do Pequeno seja enviada até o braço do Rio Grande”, informou a Sabesp.
Neste bombeamento haverá água poluída da Represa Billings – o que, tecnicamente, é chamado de água bruta pela Sabesp. O governo estadual assegurou haverá tratamento dessa água na ETA (Estação de Tratamento de Água) Rio Grande, no Grande ABC. “Ou então bombeada novamente até a Represa Taiaçupeba, já no Sistema Alto Tietê, e lá também passar por tratamento antes de seguir para casas, prédios, comércios e indústrias.”
Colocada no pacote emergencial da Sabesp durante a crise hídrica, a obra entre os rios Pequeno e Grande teve andamento desacelerado porque, segundo a Sabesp, “havia muita água no Rio Grande” por causa do período satisfatório de chuvas.
Depois a inauguração da interligação entre os braços da Represa Billings, Alckmin vai entregar reservatório metálico no bairro Alvarenga, em São Bernardo. “Com investimento de R$ 14 milhões, o equipamento amplia a capacidade de armazenamento de água em 15 milhões de litros e proporcionará melhores condições operacionais e maior segurança no abastecimento para 91 mil moradores de diversos bairros do município.”
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.