Internacional Titulo
Chile recebe informes sobre presos desaparecidos na época de Pinochet
Por Das Agências
05/01/2001 | 14:00
Compartilhar notícia


O presidente chileno Ricardo Lagos recebeu nesta sexta-feira a documentação sobre o destino dos presos desaparecidos durante a ditadura do Augusto Pinochet, um dia antes de vencer o prazo fixado por uma lei que garantiu o anonimato dos informantes.

A busca de dados foi realizada por um comissão de diálogo cívico-militar criada em 1999 por uma proposta do então presidente Eduardo Frei (1994-2000).

‘‘Foi feito um esforço muito sério’’, disse o capelão militar, monsenhor Pablo Lizama, que entregou o informe dos antecedentes fornecidos em sigilo por membros das forças armadas.

Os 38 relatórios confidenciais, obtidos em todo o país pela Igreja Católica, foram entregues ao Gobierno chileno, informou, por sua vez, o secretário da Conferência Episcopal, monsenhor Manuel Camilo Vial, que precisou que o conteúdo é geral e ainda não permite saber o número exato de vítimas.

Os opositores presos e desaparecidos durante a ditadura Pinochet (1973-1990) foram 1.198, dos quais 200 foram encontrados mortos, geralmente em valas comuns e sem identificação, segundo os arquivos da Corporação de Reparos e Reconciliação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;