Política Titulo Editorial
Com chapéu dos outros
Do Diário do Grande ABC
28/08/2016 | 11:26
Compartilhar notícia
Divulgação:


Resposta que o contribuinte de Mauá – aquele que garante, com seus pagamentos de impostos, recursos para que a administração possa cumprir suas obrigações – tem o direito de receber: por qual razão a Prefeitura literalmente jogou no lixo R$ 4,8 milhões, ao pagar, entre 2015 e 2016, para a empresa de bilhetagem eletrônica PK9 fazer um serviço que, contratualmente, seria de responsabilidade da concessionária de transporte?

Reportagem publicada hoje por este Diário escancara esta irregularidade feita pela administração Donisete Braga (PT) – que se licenciou em meio à crise do superfaturamento da almôndega – e que parece não merecer resposta à população por parte do governo. Ao ignorar explicações à equipe de reportagem, o governo petista está ignorando esclarecimentos ao cidadão de Mauá. E o que é mais estarrecedor nesse episódio é o fato de o representante da PK9 admitir que o pagamento dos custos com a bilhetagem, desde o fim de 2014, já seria de responsabilidade da Suzantur, vencedora da licitação e não mais dos cofres públicos. A alegação – pasmem! – é que o contrato seria de cinco anos, sem lembrar que a lei não obriga as renovações e aditamentos dos contratos feitos por 12 meses. Ou seja, bastava que o governo Donisete Braga abrisse mão de realizar o aditamento em 2015. Mas não. Preferiu manter os pagamentos sem qualquer segurança jurídica. E moral.

Isso sem falar no fato de que, em sindicância em 2013, a PK9, ao lado de duas empresas de transporte à epoca, Cidade de Mauá e Leblon, foram punidas por invadir o sistema de bilhetagem. E, estranhamente, a única que obteve anistia do governo petista foi a PK9. Os contratos com as outras duas foram rompidos. Também carece de explicação o fato de a PK9 ter doado para o ex-secretário de Mobilidade Urbana Paulo Eugenio Pereira Junior (PT), que fez um dos aditamentos, na campanha a estadual em 2014.

Esse é, infelizmente, apenas mais um triste caso sobre mau uso de recursos públicos e que deve, sim, ser investigado por Ministério Público e demais entidades de controle. Pelo bem do contribuinte de Mauá. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;