Cultura & Lazer Titulo
Escola de teatro de Sto.André vira referência no país
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
09/12/2004 | 12:00
Compartilhar notícia


Se as usinas industriais deixaram o Grande ABC, mudando o perfil sócioeconômico da região, a ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André) surge como uma usina de criação que é referência teatral no país. As experiências cênicas e pedagógicas são anualmente apresentadas em mostra de espetáculos acabados. Desta vez, a ELT mostrará a preparação de peças ainda por estrear, o work in progress, e também peças já prontas na Mostra de Processos da ELT (confira a programação logo abaixo), que começa nesta quinta e vai até dia 21, quando será realizado o Fórum no qual aprendizes e mestres da ELT se reavaliam e avaliam todo o processo. As atividades, com entrada franca, têm lugar no Teatro Conchita de Morais, em Santo André, sede da escola.

O ano de 2004 foi de mudanças na ELT. O foco da pedagogia livre ficou centralizado na preparação do ator e nas pesquisas de linguagens teatrais codificadas. "Voltamos à origem para recuperar o trabalho técnico e de treinamento focado na preparação do ator e a formação artística como um todo", diz Antonio Rogério Toscano, dramaturgo, professor e, desde setembro de 2003, coordenador da ELT.

A questão da linguagem codificada aparece, por exemplo, no Projeto Nô, que abre a mostra nesta quinta. Todo baseado na pesquisa sobre elementos do Teatro Nô japonês aplicada à cultura brasileira, este espetáculo ainda em processo de criação terá seus primeiros resultados apresentados ao público.

A característica da mostra, de apresentar peças prontas como resultado de um ano, foi tirada em 2004 em prol da revelação do processo de criação. "O teatro na cidade era muito pautado pelo que vinha de fora. Existe uma produção intensa a partir da ELT e vamos mostrar que temos uma usina de criação livre na cidade", afirma Toscano.

Com essa mudança, o Núcleo de Formação do Ator, foco de origem da ELT nos anos 1990, passou a ser o centro em torno do qual circulam os outros sete núcleos: Dramaturgia, História do Teatro, Montagem Circense, Estudos do Teatro Contemporâneo, Teatro Popular Urbano, Pedagogia Teatral e Dinâmicas Coletivas da Criação. Este último estuda o processo colaborativo sobre o qual foi estruturada a pedagogia da ELT, que quebra a hierarquia do teatro tradicional (diretor, autor e ator) sugerindo que todos colaboram com todos na criação coletiva.

Essa base de ensino teatral fez surgir das fileiras da ELT os grupos Teatro do Asfalto, Endoscopia (em cartaz em São Paulo com Crime e Castigo), a Cia. do Nó e o Teatro da Conspiração, que no ano que vem deve montar Batismo de Sangue, baseado no livro de Frei Betto.

Além disso, o processo criativo da ELT – utilizado pelo Grupo Galpão, de Belo Horizonte, na criação de trabalhos – foi apresentado esta semana em Belo Horizonte no Redemoinho – Encontro Brasileiro de Espaços de Criação, Compartilhamento e Pesquisa Teatral.

Programação

Quinta – 20h30

Projeto Nô (work in progress)

Sexta – 18h30

Olho Mágico (work in progress)

Sexta – 20h30

Dos Olhos pra Dentro, pra Fora no Corpo Dança.

Sábado e domingo – 18h

Sobreolhares I (peça finalizada) - Dias 13 e 14 – 20h30

Sobreolhares II (peça finalizada) - Domingo – 20h30

Raiz Redonda - Performance em processo.Dia 15 – 18h30

Work in progress do Núcleo de Teatro Popular Urbano (na praça em frente ao Conchita) – pesquisa em andamento sobre condomínios fechados.

Dia 15 – 20h30

Encontro com Núcleo de Dinâmicas Coletivas da Criação

Andamento das pesquisas sobre processos colaborativos.

Dias 16, 17, 18 e 19 – 20h30

Acabar É... (peça finalizada)

Com o Núcleo de Formação 7. Direção Renata Zhaneta. Musical com base no estudo do teatro épico de Bertolt Brecht (1898-1956) e do teatro-cabaré.

Dia 17 – 18h30

Fausto (work in progress)

Dias 18 e 19 – 18h30

7 Cartas para Pierina (1ª parte, dia 18; 2ª parte, dia 19) (peça finalizada)

Dia 20 – 18h30

Palestina

Leitura dramática.

Dia 20 – 20h30

Mesa redonda com Núcleo de Teatro Contemporâneo

Dia 21 – 16h

Work in progress do Núcleo de Montagem Circense

Dia 21 – 18h30

Fórum ELT

Discussões sobre o projeto pedagógico da Escola Livre de Teatro.

Local: Teatro Conchita de Moraes – praça Rui Barbosa, 12. Tel.: 4996-2164. Entrada franca.

A ELT sugere a doação de 1 quilo de alimento não-perecível.

A peça Acabar É... será no Galpão da ELT no Conchita (lugares limitados: chegar com 1 hora de antecedência)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;