Política Titulo
Depois do 'Fora Sarney', surge o 'protesto do bigode'
Tatiane Conceição
Do Diário OnLine
24/07/2009 | 08:00
Compartilhar notícia


O mais novo protesto na rede mundial de computadores contra a permanência do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no cargo é o bem-humorado blog "Greve do Bigode". A proposta é simples: a página pede para que os internautas mantenham o bigode (e enviem fotos do rosto) até a saída do presidente do Senado, com o seguinte lema: "Greve de bigode: Só tiro o meu quando o Senado tirar o dele".

A página foi criada pelos publicitários Viton Araújo, 26 anos, e Ricardo Silveira, 30 (foto). Ambos trabalham juntos em uma agência de São Paulo. Viton contou que ideia surgiu após discussão sobre política e, é claro, bigode.

"A gente estava com o bigode mais por uma questão de brincadeira, mas aí nós percebemos que poderia ser muito mais do que isso, gerar um barulho", disse. A partir daí, foi organizado o protesto virtual.

Alguns colegas e amigos aderiram ao novo visual, e o site acabou alcançando sucesso inesperado. Desde o dia 13 de agosto, o "Greve do Bigode" foi visualizado mais de mil vezes, recebeu acima de 80 fotos, e foi tema até mesmo do prestigiado jornal inglês The Guardian.

O publicitário acredita que tirar o presidente do Senado não é a única solução, porém ele defende a manifestação. "A gente sabe que o problema único não é o Sarney, que tem muita coisa errada por lá (no Senado), mas queríamos uma forma de mostrar o nosso descontentamento. Uma forma de expressão pacífica, mas que emitisse a nossa opinião", declarou.

Histórico - Em junho, o protesto "Fora Sarney", organizado por internautas de todo o Brasil, ganhou o site de microblogging Twitter. O tema #forasarney tornou-se um dos assuntos mais populares da página, e gerou mobilizações também fora do mundo virtual. Em uma das ações, no Rio de Janeiro, houve a presença do vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;