Turismo Titulo
Maceió: cidade do marechal
Cristiane Bomfim
Enviada a Maceió
30/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A uma distância de 28 quilômetros de Maceió (AL), a cidade de Marechal Deodoro já é famosa pela praia do Francês, considerada uma das dez mais bonitas do Brasil. O que pouca gente sabe é que o local com 45 mil habitantes com ruas estreitas de paralelepípedo, cheia de ladeiras e igrejas barrocas guardam a história do primeiro presidente da república: Marechal Deodoro da Fonseca, que tomou posse em 15 de novembro de 1889.

Desde 2006, a cidade, que também foi a primeira capital de Alagoas, é tombada como patrimônio cultural pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Surgiu como vila em 1633. Em toda sua extensão foram construídas dez igrejas no estilo barroco colonial. A mais antiga é a de Nosso Senhor do Bonfim. Datada de 1596, fica no bairro de Taperaguá, em frente a um simpático coreto.

Não muito longe dali, no bairro de Santa Maria Madalena, uma construção imponente surpreende. É o chamado adro do convento, que começou a ser erguido por padres franciscanos em 1660 e só foi concluído em 1793. O conjunto é formado pela igreja Conventual de Santa Maria Madalena - que só possui uma torre - e pela capela da Terceira Ordem de São Francisco dos Pretos, construída em 1722. Em 1984, o complexo franciscano foi transformado em Museu de Arte Sacra e hoje passa por restauração financiada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). A previsão é que seja aberto ao público no segundo semestre.

"Queremos mais que abrir para a visitação. Queremos que a igreja volte a ter as atividades religiosas, porque isso estreita a relação afetiva da população com o patrimônio da cidade", afirmou o prefeito Cristiano Matheus da Silva e Souza.

A cidade ainda é banhada pelo Rio Sumauma que termina na lagoa Manguaba, a maior do Estado. E a lagoa termina na Praia do Francês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;