Apesar do enorme sucesso recente da Renault na F-1, a equipe conseguiu ontem sua primeira dobradinha desde que voltou à categoria com time próprio, em 2002. Giancarlo Fisichella dominou a prova com tranqüilidade a partir da pole e teve na escolta Fernando Alonso, que graças a uma largada excepcional somou mais oito pontos em sua caminhada rumo ao bicampeonato.
Desde 1982 que os franceses não fechavam uma prova com seus pilotos nas duas primeiras colocações. Até o GP da Malásia, a única dobradinha havia sido conquistada em Paul Ricard, na França, com René Arnoux em primeiro e Alain Prost em segundo. "É um momento histórico", festejou o chefe da equipe, Flavio Briatore.
Para ganhar a terceira corrida de sua carreira, "Fisico" valeu-se de um motor novo, que não precisava ser poupado, e de uma atuação segura e sem grandes invenções. Fez duas paradas nos boxes e recebeu a bandeirada com pouco menos de 5 segundos de vantagem sobre seu companheiro.
Alonso, que tivera problemas na classificação e era apenas o sétimo no grid, largou feito um foguete e na primeira curva "jantou" dois carros da Williams ao mesmo tempo, assumindo a terceira posição. Depois, segurou Webber na primeira parte da prova e deixou as coisas fluírem, com um carro veloz e confiável. Ganhou a posição de Jenson Button nos pit stops e não teve muito com o que se preocupar.
O inglês da Honda fechou o pódio, seguido por Montoya, pela dupla da Ferrari e por Villeneuve e Ralf completando a zona de pontos. O azarado do dia, mais uma vez, foi Kimi Raikkonen, acertado por trás por Christian Klien logo na primeira volta.
O GP malaio foi disputado com muito calor, como de costume, mas com tempo nublado, o que facilitou a vida dos pilotos. Mas não dos motores, já que três quebraram na corrida e seis nos treinos. Agora a F-1 se encontra de novo em Melbourne, daqui a duas semanas, com temperaturas bem mais amenas. Até lá, a maioria dos times volta para a Europa para testes em vários circuitos.
GP da Malásia - classificação final
56 voltas (310,408 km) Sepang, 5.543 m; tempo: nublado, 33 graus; média do vencedor: 205,397 km/h
1º) Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M) 1h30min40s529
2º) Fernando Alonso (ESP/Renault/M) a 4s585
3º) Jenson Button (ING/Honda/M) a 9s631
4º) Juan Pablo Montoya (COL/McLaren-Mercedes/M) a 39s351
5º) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B) a 43s254
6º) Michael Schumacher (ALE/Ferrari/B) a 43s854
7º) Jacques Villeneuve (CAN/BMW Sauber/M) a 1min20s461
8º) Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B) a 1min21s288
9º) Jarno Trulli (ITA/Toyota/B) a 1 volta
10º) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M) a 1 volta
11º) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M) a 2 voltas
12º) Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B) a 2 voltas
13º) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B) a 2 voltas
14º) Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B) a 3 voltas
NÃO-CLASSIFICADOS Nº DE VOLTAS/MOTIVO
Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M) 48/motor
Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M) 41/hidráulica
Yuji Ide (JAP/Super Aguri-Honda/B) 33/hidráulica
Christian Klien (AUT/Red Bull-Ferrari/M) 26/suspensão
Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B) 15/motor
David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M) 10/hidráulica
Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth/B) 6/motor
Kimi Raikkonen (FIN/McLaren-Mercedes/M) 0/acidente
MELHOR VOLTA: Fernando Alonso, 1min34s803 (210,487 km/h), na 45ª
LÍDERES: Fisichella (1-17), Button (18-19), Alonso (20-26), Fisichella (27-38), Alonso (39-43), Fisichella (44-56)
OCORRÊNCIAS: M. Schumacher, Coulthard, Barrichello, Massa e R. Schumacher trocaram de motores antes da corrida e perderam dez posições no grid; Barrichello punido com drive-through por excesso de velocidade nos boxes
PRÓXIMA ETAPA: GP da Austrália, em Melbourne, dia 2 de abril
MUNDIAL DE PILOTOS:
1º) Alonso, 18;
2º) M. Schumacher, 11;
3º) Button, 11;
4º) Fisichella, 10;
5º) Montoya, 9;
6º) Raikkonen, 6;
7º) Massa, 4;
8º) Webber, 3;
9º) Rosberg, 2;
10º) Villeneuve, 2;
11º) R. Schumacher, 1;
12º) Klien, 1
MUNDIAL DE CONSTRUTORES:
1º) Renault, 28;
2º) Ferrari, 15;
3º) McLaren-Mercedes, 15;
4º) Honda, 11;
5º) Williams-Cosworth, 5;
6º) BMW Sauber, 2;
7º) Toyota, 1;
8º) Red Bull-Ferrari, 1
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.