Política Titulo
FHC diz que alguns procuradores são exibicionistas
Do Diário OnLine
09/01/2001 | 10:25
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou nesta terça-feira, em entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, que não entende porque alguns procuradores do Ministério Público estão “vestindo a carapuça” diante da medida do governo que visa coibir acusações sem base e calúnias, referindo-se à oposição do Ministério Público à Medida Provisória que prevê punição a procuradores que fizerem denúncias infundadas contra pessoas inocentes.

“A vida inteira eu defendi o Ministério Público. Não entendo porque alguns procuradores vestem a carapuça quando o que se pede é não fazer acusação sem bases e calúnias. Alguns poucos procuradores têm espírito de exibicionismo e passam informações não checadas para a imprensa. Todo cidadão, numa democracia, está sujeito a limites", disse.

Ele explicou que não assinou a lei que regulamenta a quebra do sigilo bancário porque quer regras que não permitam que o funcionário público se utilize das informações para benefício próprio. “A investigação é livre. O que não pode ser é a investigação infundada.

Nesta segunda-feira, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a MP, alegando que ela restringe o trabalho dos procuradores e fere a Constituição. No mesmo dia, o ministro da Justiça, José Gregori, anunciou a exclusão do parágrafo que prevê multa de R$ 151 mil a procuradores que fizerem denúncias infundadas. Apesar da modificação, os procuradores já avisaram que não vão desistir e que a retirada da multa não resolve o problema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;