Economia Titulo
Câmbio é limitador da expansão industrial
31/10/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


A manutenção da desvalorização do dólar em relação ao real foi a variável que mais evoluiu dentro da sondagem da indústria da transformação em outubro, informou o coordenador da pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Aloísio Campelo. Este levantamento é feito trimestralmente.

A pergunta sobre quais são os principais fatores limitadores à expansão da produção foi feita a 1.191 representantes da indústria. Deste total, 67% disseram trabalhar sem limitações. Mas na pesquisa anterior este contingente representava 72%. Ou seja, aumentou o número daqueles que veem pelo menos um fator limitador para a expansão de seus negócios.

Campelo lembra que as respostas são fechadas e apenas uma delas, o item outros, é que deixa aberto espaço para resposta livres e comentários. Foi este quesito que mais cresceu: subiu de 4% para 9% entre julho e outubro e com salto significativo do câmbio entre os limitadores, de 6% para 17%. "Apesar de a escassez de mão de obra qualificada continuar sendo o maior fator de limitação, o câmbio foi o que mais evoluiu", afirmou.

A variável da moeda também influenciou o grau de confiança da indústria quando à situação atual dos negócios. Este corte da sondagem encerrou o mês de outubro em 125,5 pontos, abaixo da graduação de 127,2 pontos em setembro. Este indicador vem registrando quedas há seis meses, situando-se em uma região entre moderado e fraco.

"Isso ocorre por conta do medo do câmbio", afirma o coordenador da sondagem. "Apesar de o índice ser qualitativo, há algumas variáveis operacionais que refletem a percepção da empresa, como redução de margem.

O câmbio é uma das variáveis mais presentes." Outro indicador que, de acordo com Campelo, refletiu a preocupação da indústria em relação à moeda foi a produção prevista, que na passagem de setembro para outubro caiu de 136,6 pontos para 134,7 pontos.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;