Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Tucanos organizam uma
invasão ao território do PT

Diretórios do PSDB no Grande ABC planejam criar núcleos
para arrebanhar sindicalistas da Força Sindical, UGT e CTB


Rogério Santos
do Diário do Grande ABC

26/02/2012 | 07:00


Desde que o PT ganhou projeção nacional na década de 1980, calcando sua atuação no movimento sindical, o setor se tornou alvo de outras legendas, como o PDT e, agora, o PSDB, que está criando a sua Secretaria Nacional de Assuntos Trabalhistas e Sindicais.

O grupo vai agregar integrantes da Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e até da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

Em São Paulo, a secretaria será comandada pelo primeiro suplente do PSDB na Assembleia Legislativa e vice-presidente nacional da Força Sindical, Antonio de Souza Ramalho. "Será desenvolvido um grande trabalho em que o Grande ABC, por ser o berço do sindicalismo, estará incluído", projeta.

Na região, os presidentes dos diretórios tucanos municipais se mostram entusiasmados com o novo núcleo. O coordenador regional do PSDB, deputado federal William Dib, se coloca à disposição. "Não faz parte do PSDB instrumentalizar as entidades sociais e sindicais, que não devem ser correia de transmissão dos partidos políticos", disse.

O presidente do diretório tucano em São Bernardo, Admir Ferro, se mostra interessado em criar um núcleo sindical, mas reconhece que a tarefa não é fácil. "Ainda não há pessoas desse meio no diretório. Isso dificulta um pouco."

O mandatário do partido em Diadema, vereador José Ramos Dourado, o Zé Dourado, é um dos entusiastas da secretaria. "Estamos criando nosso núcleo sindical. Com isso abriremos o debate e com certeza o outro lado ficará preocupado", declarou, referindo-se ao PT.

Os tucanos ainda não têm núcleo sindical consolidado em Santo André. Apesar disso, o presidente local, Ricardo Torres, enaltece a iniciativa de interlocução com as centrais sindicais. "Esse é um debate positivo que estamos abrindo com a sociedade", avalia.

O comandante tucano em São Caetano, Silvio Minciotti, também é favorável à proposta, assim como o presidente do PSDB de Ribeirão Pires, Marcos Tibério.

 

Para especialistas, partido projeta ampliar suas bases

No Grande ABC, o sindicalismo conduziu a papéis de destaque na política o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e o deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de Santo André, Carlos Grana, todos do PT.

Ao criar núcleo voltado ao setor sindical, além de tentar combater a predominância petista, a direção estadual do PSDB busca ampliar suas bases eleitorais, avaliam especialistas ouvidos pelo Diário.

Para o cientista político e professor da UniRio (Universidade Federal do Rio de Janeiro) José Martins Júnior, o partido, porém, procura os sindicalistas tardiamente. Para ele, a busca por um segmento da sociedade com ligação com o principal adversário dos tucanos representa tentativa de sobrevivência. "A oposição está encolhendo no Brasil, por isso essa busca por ampliar o eleitorado."

Segundo a professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Jacqueline Quaresemin, os partidos atuam com bases pluripartidárias e por isso a inserção do PSDB amplia o debate. "É uma iniciativa válida. Forçará o PT a sair da zona de conforto".



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;