O conservador Felipe Calderón prestou nesta sexta-feira juramento como presidente do México no Congresso federal em meio a vaias da esquerda e aplausos de seus seguidores do PAN (Partido de Ação Nacional, direita).
"Juro exercer o cargo com honra e lealdade", disse Calderón com seu braço direito estendido, em uma breve e acidentada sessão legislativa, onde minutos antes deputados da esquerda e do PAN trocaram tapas e socos na tentativa de impedir a cerimônia de posse.
Calderón recebeu a faixa presidencial do presidente do Congresso, Jorge Zermeño, enquanto o atual presidente Vicente Fox, permaneceu à sua direita.
A cerimônia de posse foi realizada sem que todos os convidados especiais, incluindo ministros e personalidades de todo o mundo, tivessem chegado. Só se observou a presença do ex-presidente George Bush (pai), e do governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
Depois do juramento, o novo presidente se retirou rapidamente acompanhado por uma forte proteção. A cerimônia durou apenas cinco minutos.