Cultura & Lazer Titulo
São Vicente de volta ao passado
Natane Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
14/01/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Em 1530, Martim Afonso de Sousa lançou-se ao oceano acompanhado por cerca de 400 pessoas rumo às terras brasileiras. Em 1532, depois de percorrer grande parte do litoral, as quatro naus aportaram em São Vicente. Era 22 de janeiro.

Tais cenas, antes descritas apenas em livros e documentos, a partir de 1982, passaram a ser revividas por gente de carne e osso. Todos os anos, em comemoração ao nascimento da cidade, um batalhão de profissionais prepara a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, que em 2008, comemora sua 26ª edição. A estréia do maior espetáculo em areia de praia do mundo está programada para quarta-feira, às 20h30, na Praia da Biquinha, em São Vicente.

Números - “Uma das grandes dificuldades é dirigir todas essas pessoas. Alguns estão lá pela primeira vez, temos de lidar com muito cuidado”, explica o diretor Tanah Corrêa. Com a ajuda de uma equipe formada por um pesquisador, um diretor de arte, um diretor musical, uma coreógrafa, um desenhista de luz, um diretor adjunto e um assistente de direção, Corrêa comanda mais de 1.300 atores em cena sobre um um palco de 20.000 m².

O grande número de atores amadores são capitaneados por um elenco consagrado. Entre eles, estão Luigi Baricelli, Lucielle di Camargo, Werner Schunemann, Cecil Thiré, Antônio Abujamra, Bete Mendes, Isadora Ribeiro, Mariana Felício, Daniel Saulo e Elke Maravilha.

Os impressionantes números não param por aí: são 3.000 peças de figurino, 300 objetos cenográficos, 280 toneladas de ferro nas arquibancadas, 1.500 m² de camarins e mais de 2.500 pessoas envolvidas na produção e nos bastidores.


Novidades -
Tanah Corrêa volta à direção do espetáculo após dez anos, período em que dedicou-se a outros projetos. É dele a idéia de apresentá-lo durante a noite. “O escuro favoreceu muito a visualização. Até 1997, a encenação era feita durante o dia”, conta o diretor.

Com realização da Prefeitura do município, a 26ª edição do evento traz novidades. Durante o encerramento de cada noite, após um show de fogos de artifício, a Escola de Samba X-9 de Santos entrará em cortejo com o Samba da Fundação da Vila de São Vicente, composto por Gil Nuno Vaz. “Esse ano quis dar um enfoque bastante diferente. Além da escola de samba, vamos nos concentrar na emoção dos personagens, nas dificuldades que eles enfrentaram”, completa Corrêa.

Encenação da Fundação da Vila de São Vicente. Na Praia da Biquinha, em São Vicente. Informações pelo tel: (13) 3569-1400. Ingr.: de R$ 3 a R$ 5. De 16 a 22 de janeiro, às 20h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;