Nacional Titulo
Relatório da ONU elogia combate à Aids no Brasil
Do Diário OnLine
Com Agências
06/07/2004 | 17:04
Compartilhar notícia


Os avanços brasileiros na área de prevenção à Aids foram elogiados pelo ‘Relatório Mundial sobre a Epidemia de Aids 2004’, divulgado nesta terça-feira, em Brasília, pelo Unaids (Programa das Nações Unidas em HIV/Aids). De acordo com o estudo, cerca de 600 mil pessoas são portadoras do vírus HIV no Brasil.

Entre os elogios feitos ao Brasil, está o aumento do consumo de preservativos no país. De acordo com o Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, esse aumento foi de 62% nos últimos 10 anos, passando de 150 milhões de preservativos consumidos em 1994 para mais de 600 milhões em 2003.

Além disso, o relatório destaca os avanços do Brasil no tratamento dos portadores da doença. Das 400 mil pessoas que têm acesso aos medicamentos anti-retrovirais no mundo, 140 mil vivem no Brasil. O governo brasileiro gasta, por ano, R$ 700 milhões no tratamento da aids, sendo 60% desse valor apenas com a compra de medicamentos.

“Essa política de oferecer tratamento universal aos portadores do vírus permitiu reduzir a mortalidade em 50% e fez o SUS (Sistema Único de Saúde) economizar cerca de US$ 2 milhões nos últimos cinco anos”, afirmou o diretor do Programa DST/Aids do Ministério da Saúde, Alexandre Grangeiro.

Segundo informações da Agência Brasil, o relatório ressalta também a liderança brasileira na cooperação entre os países do sul, especialmente os da América Latina e os países africanos de língua portuguesa, com os quais o Brasil mantém relação doando medicamentos para o tratamento da doença.

“O exemplo do Brasil para o mundo é a grande contribuição da sociedade civil no controle da aids. A parceria estabelecida pelos governos e as ONGs (Organizações não-governamentais) e a perspectiva inovadora das ONGs do ponto de vista de oferecer novas tecnologias permitiu ao país um avanço muito grande, principalmente na área de prevenção”, elogiou o diretor do Unaids no Brasil, Pedro Chequer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;