Cultura & Lazer Titulo
No parque sem susto
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
14/04/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


Santo André também terá sua “virada cultural”. Ou quase isso. Das 14h de sábado até as 17h de domingo, aproximadamente, a Prefeitura promoverá no Parque Central uma longa festa para celebrar os 454 anos da cidade, completos no último dia 8. Serão mais de 15 horas de atividades, com uma interrupção apenas nesta madrugada e manhã de domingo.

A 1ª Maratona Cultural de Santo André terá, entre as atrações, os shows do Cordel do Fogo Encantado e Elba Ramalho, o concerto da Orquestra Sinfônica de Santo André com as Choronas, a exibição do filme Antônia e diversos espetáculos teatrais e circenses (veja programação nesta página). Tudo com entrada franca.

Antes da quebradeira percussiva que embala a poesia singular de Lirinha, do Cordel do Fogo Encantado (com apresentação agendada para as 21h de sábado), o público terá horas e horas para se aquecer culturalmente. A banda andreense Amandla, que mistura reggae e hip hop, é quem dará o pontapé inicial nos festejos.

O hip hop deles abre espaço para outra turma do gênero na cidade, o MC’s Black, que apresenta as músicas do CD De Mano Pra Mano. Em seguida, o palco é tomado pelos rapazes do Z’África Brasil.

A cultura black e as histórias da periferia têm seu ponto alto na meia-noite de sábado, quando um telão colocado no palco do Parque Central exibirá o longa-metragem brasileiro Antônia, de Tata Amaral. No filme, Preta (Negra Li), Barbarah (Leilah Moreno), Mayah (Quelynah) e Lena (Cindy) são amigas de infância, criadas no bairro pobre de Vila Brasilândia, que lutam para tentar viver de música.

Para quem gosta de música eletrônica, a dica é aproveitar a balada comandada pelo andreense DJ Tubarão, neste sábado, a partir das 20h, na tenda do Parque.

Neste domingo, a programação começa às 11h, com uma imperdível apresentação da Orquestra Sinfônica de Santo André, regida por Flavio Florence, com participação especial das Choronas. O programa inclui clássicos do choro, como Brejeiro e Brasileirinho e obras de Mozart, Villa-Lobos e Prokofiev, entre outras.

Às 14h, haverá show de MPB com o andreense Fegato e banda. E às 16h, um dos grandes destaques da maratona: Elba Ramalho, que virá acompanhada de banda para apresentar músicas recentes e sucessos de sua carreira.

Outra boa notícia é que, de acordo com a Climatempo, a previsão para o fim de semana é de tempo bom, com algumas nuvens, e possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. Mas o volume de água será pequeno.

1ª Maratona Cultural de Santo André – Início neste sábado, às 14h. No Parque Central – r. José Bonifácio, s/nº. Site: www.santoandre.sp.gov.br

Programação

Neste sábado
Palco
15h – Amandla
16h – MC’S Black
17h – Z’África Brasil
21h – Cordel do Fogo Encantado
24h – Antônia (filme)
Belvedere: das 13h às 24h – Jogos eletrônicos educativos/simuladores virtuais de Fórmula 1
Playground: das 12h às 18h – Vivência de trapézio de vôos com Tápias Voadores; das 13h às 24h – Pista de skate street e ski/snowboard
Tenda: a partir das 10h – Feira Livre do Vinil. 18h – GEM (Grupo Experimental de Música)
19h – Caminhão-trapézio com picadeiro aéreo
20h – Costa Senna (música e poesia) e DJ Tubarão
Eventos Itinerantes: das 12h às 19h – Cia. do Circo e Corpo Mágico

Neste domingo
Palco
11h – Orquestra Sinfônica de Santo André e Choronas
14h – Fegato e Ximbau Mexicano
16h – Elba Ramalho e Banda
Belvedere: das 11h às 16h30 – Cia. do Circo e Corpo Mágico
Playground: das 9h às 17h – Pista de skate street e ski/snowboard; das 10h às 17h – Vivência de trapézio de vôos com Tápias Voadores


Tenda

12h – João e Maria, com Le Plat du Jour (teatro infantil)

13h30 – Um Baú de Coisas, com Banda Gigante e Cia.Namakaca (espetáculo circense

e musical)
15h – Show de Grandes Ilusões, com o ilusionista Edson Iwassaki

Eventos Itinerantes: 13h e 15h – Eureka on the Street (jazz)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;